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Cotidiano

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Empresas se especializam em ajudar executivos sem tempo

Serviço de concierge pessoal cuida de reservas, das compras, cozinha e ensina até a escolher vinho

Mordomia pode ainda ser usada no exterior; profissionais mais experientes oferecem cursos de formação

LETÍCIA MORI DE SÃO PAULO

Rodrigo Gomes, 28, queria impressionar a namorada no aniversário de três anos do casal. Executivo de uma empresa multinacional e sem tempo para escolher um programa diferente, resolveu pedir ajuda de uma empresa de concierge pessoal.

Mandou um e-mail e, na data especial, contava com reservas em um restaurante e com um hotel para passarem a noite. "Tivemos um dia inteiro de programação montada por eles", conta.

Desde então, Rodrigo recorre a Natália Bonavita, 29, uma das sócias da DueB, para comprar ingressos para shows e eventos e fazer reservas em restaurantes --usou o serviço até para adquirir entradas para jogos da Copa.

Rodrigo é um dos muitos executivos que recorrem a serviços que economizem tempo e se adaptem à sua rotina.

Luciana Lima, 44, começou como concierge pessoal há cinco anos. Desde então, a procura cresceu tanto que ela passou a formar profissionais na área. "Como criei uma das primeiras empresas, me procuravam pedindo dicas e informações de mercado", diz. "A demanda cresceu tanto que priorizei esse nicho."

Segundo o chef Luis Fernando Perin, 46, que prepara refeições na casa dos clientes, os jantares particulares que faz mais do que dobraram nos últimos dois anos.

"As pessoas não querem perder tempo no trânsito e ainda correr o risco de ser vítima em um arrastão", diz.

SE O CLIENTE NÃO VEM...

A dentista e empresária Andrea Cotrim, 48, usa há dois anos o serviço de entrega de roupas da loja Troá, no Itaim Bibi. Ela recebe uma malinha com diversas opções em casa ou no escritório.

Andrea fica com as roupas por dois dias para prová-las e o pagamento é feito com cartão de crédito. "Hoje em dia eu nem preciso pedir. Quando chega uma coleção nova, a loja manda", diz.

O serviço, que começou há três anos, hoje é responsável por 60% das vendas da loja. Na Spezzato, na Vila Nova Conceição, já chega a 40%. E o rol de lojas da cidade que oferecem esse tipo de mimo tem aumentado. A Rocha Paris, em Higienópolis, começou a entregar no mês passado.

A empresa Mommy Concierge também entrega roupas --mas de bebê, compradas em Miami e Orlando.

O spa Cidade Jardim tem outra estratégia. Além dos tratamentos de beleza e relaxamento, o cliente pode passar por consultas médicas e fazer exames na unidade laboratorial do hospital Albert Einstein no local.

A mordomia não sai barato. No spa, a massagem mais em conta sai por R$ 200 (sessão de 60 minutos). Os jantares particulares do chef Luiz custam por volta de R$ 500 por pessoa. Para os ingressos, é cobrada uma taxa de conveniência. E, para os serviços periódicos, os concierges cobram um plano --o valor não é divulgado, só sob consulta.

ENSINA-ME A BEBER

Há quem peça ajuda até para economizar tempo na hora de formar opinião.

O empresário Paulo Hemerson de Moraes, 32, recebe em casa pelo menos quatro garrafas de vinho por mês, selecionadas por um sommelier particular.

"Conhecer vinhos e gastronomia é essencial para os negócios hoje. Mas onde vou encontrar tempo para pesquisar e comprar?" O serviço da loja Sonoma é como um clube de vinhos, mas que seleciona garrafas para cada cliente.

Outro serviço é o "house sitting" --alguém que fica de babá da sua casa em outra cidade ou país. "Tenho clientes com casa no exterior que gostam de chegar e encontrar a cama feita e a comida na geladeira", diz Natália.

A empresa contrata empregada para limpar, abrir as janelas, conferir os alarmes e cuidar do jardim. Outro serviço troca o óleo do carro e garante o tanque cheio. É a versão fru-fru do velho caseiro.


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