Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA cancelam entrevista de visto nesta 6ª

Motivo é falha na emissão dos documentos; candidatos foram orientados a ir ao consulado no próximo dia 13

Problema é na segunda etapa para obtenção de visto; EUA sugerem que passageiros, se possível, adiem viagem

DE SÃO PAULO DO RIO

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil decidiu cancelar as entrevistas para obtenção de vistos nesta sexta-feira (1º). O motivo, segundo o órgão, é uma falha na emissão dos documentos.

Estarão fechados os consulados de São Paulo, Brasília, Rio e Recife.

Nesses locais se dá a segunda etapa para conseguir o visto --a entrevista com funcionário do consulado.

A primeira etapa, o atendimento nos Casv (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto), não foi afetada. Ali o candidato deixa as impressões digitais e tira foto.

Segundo o serviço consular americano no Brasil, quem já havia marcado a entrevista para esta sexta tem a opção de comparecer ao consulado no próximo dia 13 de agosto, quarta-feira, ou escolher outra data disponível.

A embaixada encaminhou mensagem aos candidatos a visto em que avisava sobre a mudança. Para os que forem na data proposta pelo embaixada, a orientação é para que se apresentem na mesma hora que já havia sido marcada.

A embaixada pede também para os candidatos levarem uma foto recente 5x7.

O órgão sugere que brasileiros adiem a viagem se não tiverem visto a tempo.

PROBLEMA

Segundo o governo americano, o problema no sistema ocorre no mundo todo e surgiu após uma falha na atualização do programa que gerencia a emissão dos vistos.

O governo americano disse que já ocorreram problemas menores no passado, "mas nunca desta magnitude".

Os motivos da falha ainda não foram identificados e, segundo a nota, "os esforços estão concentrados em trazer o sistema de volta" ao normal.

Os consulados de São Paulo e do Rio disseram que as entrevistas agendadas para segunda-feira (4) em diante estão confirmadas.

No Rio, o consulado promete flexibilidade para atender casos de emergência e acomodar candidatos ao visto que tenham se deslocado de outras cidades e não poderiam esperar até dia 13. Uma passageira que veio de Vitória com entrevista marcada para esta sexta conseguiu ser atendida de véspera.

Quem precisar de atendimento de emergência deve encaminhar e-mail especificando que se trata de situação excepcional ("Solicitação de Agendamento de Emergência") na linha de assunto.

Os endereços dos consulados de São Paulo, Rio, Brasília e Recife são, respectivamente: saopaulovisa@state.gov; visario@state.gov; brasiliavisa@state.gov e recifevisa@state.gov.

Ainda de acordo com a embaixada, somente "emergências reais de natureza humanitária extraordinária serão consideradas". Por exemplo, problemas de saúde.

Segundo Marco Ferraz, presidente da associação das operadoras de turismo, cada dia perdido representa menos 2.000 vistos emitidos apenas em São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página