Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Aplicativo ajuda pai a buscar filho na escola sem fila

Usado por 18 colégios, dispositivo no celular avisa funcionário que o carro está chegando

FABRÍCIO LOBEL DE SÃO PAULO

Escolas estão incentivando os pais de seus alunos a ter em tablets ou smartphones um aplicativo que promete agilizar a tarefa de buscar os filhos de carro depois da aula.

O principal app no mercado, Filho sem Fila, foi adotado por 17 colégios da Grande São Paulo e um de Brasília. Ao menos 24 mil pais já o baixaram desde a inauguração, em 2013, diz a desenvolvedora.

O sistema funciona assim que o responsável pelas crianças se aproxima de um raio pré-programado (300 metros, por exemplo).

Ele aciona um botão em seu celular e um funcionário do colégio recebe em seu tablet a informação de que ele se aproxima. Até que o parente chegue para buscar a criança, o funcionário pode chamá-la e deixá-la pronta para embarcar no carro da família.

O modelo vem sendo implantado neste mês pelo colégio São Luís, tradicional escola na região da avenida Paulista, em São Paulo.

Mãe de duas alunas do colégio, a empresária Renata Sandoval, 38, diz que já chegou a levar 30 minutos para buscar suas filhas.

"Quando você se aproxima do colégio, já tem o trânsito normal da Paulista e dos outros pais que estão indo para a escola. E, quando você estaciona o carro no colégio, muitas vezes, uma das crianças não está próxima ou ainda não saiu da sala e você tem que esperar ou dar voltas no quarteirão", afirma ela.

Renata diz que o tempo de espera caiu para cinco minutos, já que os seguranças do colégio aprontam as crianças em uma das esquinas da escola, facilitando o embarque.

Nesta terça (5), mesmo com o aplicativo, ainda era possível ver, ao meio-dia, o trânsito causado pelos pais na região da Paulista.

O colégio, que já dispõe de uma área interna para embarque e desembarque de alunos, espera que a crescente adesão dos pais ao sistema auxilie também o tráfego da região.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que, no início de períodos letivos, intensifica campanhas e fiscalização perto de grandes colégios. A recomendação é que os pais transportem seus filhos no banco de trás, usando o cinto ou cadeira apropriada, e não parem em pista dupla.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página