Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rua Vergueiro e av. Sumaré receberão ciclovias neste mês

Prefeitura divulgou lista com 30,6 km de vias que terão faixas exclusivas; gestão Haddad prevê 400 km até o fim de 2015

Trecho em Santa Cecília será aberto neste sábado; motofaixa do corredor Vergueiro-Liberdade foi desativada

DO "AGORA"

Vergueiro, Sumaré e Libero Badaró são algumas das vias de São Paulo que receberão ciclovias neste mês, segundo lista divulgada nesta sexta (8) pela prefeitura.

No total, são 30,6 km de pistas em todas as regiões, mas principalmente no centro e na zona oeste --o plano da gestão Fernando Haddad (PT) prevê 400 km até o fim de 2015.

Haverá pistas em bairros como Vila Mariana, Butantã e Perdizes. A lista inclui trajetos já implantados, como o de Santa Cecília (centro), que será inaugurado neste sábado (9), e outros já iniciados, como o que substituirá a motofaixa do corredor Vergueiro-Liberdade (centro-sul).

Na quinta (7), a prefeitura desativou a via exclusiva de motos para fazer a ciclovia. A sinalização já foi iniciada.

Criada em junho de 2010 pela gestão Gilberto Kassab (PSD), a motofaixa de 3,5 km visava tirar motos da av. 23 de Maio, oferecendo uma rota mais segura. Era a única do tipo --outra, na avenida Sumaré, já havia sido desfeita.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a motofaixa foi desativada porque "não representa aumento para a segurança dos motociclistas".

Desde o mês passado, quando a prefeitura começou a instalar as ciclovias, parte da população tem reclamado ter sido surpreendida pelas pistas para bikes. Queixa-se que a administração não a avisou nem discutiu os trajetos.

Anteontem, por causa disso, moradores e lojistas de Santa Cecília foram a uma delegacia registrar um boletim de preservação de direitos, espécie de garantia para que fossem ouvidos pela prefeitura.

Na Chácara Santo Antônio (zona sul), foi feito uma abaixo-assinado contra ciclovia inaugurada nesta sexta.

"Simplesmente, acordamos com a rua pintada. Eles deveriam conversar conosco. Nós perdemos vagas de estacionamento", disse o comerciante Jaime Alves, 33, um dos assinantes da lista.

No sábado passado, o prefeito afirmou que a prefeitura iria avisar os moradores sobre as novas vias. "É direito do cidadão ser comunicado com alguma antecedência", disse.

A reportagem solicitou a relação das vias que receberão os 400 km de ciclovias, mas a prefeitura divulgou apenas a lista com 30,6 km.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página