Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alunos de Harvard cobram debate sobre ensino no país

Bolsistas brasileiros lançam manifesto que põe educação como gargalo nacional

DE SÃO PAULO

Um grupo de dez alunos brasileiros da Universidade Harvard (EUA) lança na sexta-feira (15) manifesto que pede a definição do tema qualidade de educação como discussão central para os candidatos nas eleições deste ano.

A divulgação do trabalho é fruto de cerca de cem entrevistas com personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B), o empresário Jorge Paulo Lemann e o ex-secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider (PSD).

As conversas foram usadas para que o grupo identificasse alguns dos principais problemas da educação no país --como a falta de incentivo para atrair pessoas ao magistério. O trabalho foi chamado de "Mapa do Buraco".

"A qualidade da educação não afeta diretamente as pessoas como segurança ou saneamento. Mas a ausência dessa qualidade tira muitas chances de muitos jovens", afirma Renan Ferreirinha Carneiro, 20, um dos membros do grupo. "Nosso ideal é que as eleições de 2014 sejam as eleições da educação."

Alguns dos integrantes do grupo estudaram em escolas públicas brasileiras e depois conseguiram bolsa em Harvard, uma das principais universidades do mundo. Dizem não querer apontar soluções para todos os problemas, mas mobilizar a sociedade para a busca das melhorias.

Após o lançamento do manifesto, na Universidade Federal do RJ, eles divulgarão materiais na internet.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página