Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estanislau Furmankiewicz (1931-2014)

'Tarzan' exibiu sua força no cinema e no esporte

ANDRESSA TAFFAREL DE SÃO PAULO

O 1,87 m de altura e os braços fortes fizeram de Estanislau Furmankiewicz o "Tarzan do Jaçanã". O apelido ficou tão famoso que muitos amigos e vizinhos do bairro da zona norte nem sabiam o verdadeiro nome do paulistano.

A força ainda lhe rendeu alguns títulos esportivos. No começo dos anos 1950, foi campeão paulista de remo e halterofilismo pelo clube Esperia (na época, Floresta), onde praticou natação e atletismo, como arremesso de peso, disco, dardo e martelo.

Somado à beleza, o porte físico também o levou às telas do cinema. Fez diversas "pontas", mas teve papéis de destaque, como em "Absolutamente Certo" e "Paixão de Gaúcho", ambos de 1957.

Estrelou comerciais para jornais, revistas e TVs nas décadas de 1960 e 70. Na propaganda do carro Aero Willys, exibia o "corpão" somente em trajes de banho.

Com a decadência dos filmes nacionais, decidiu entrar para a polícia. Primeiro, foi agente penitenciário por quase dez anos; depois, investigador por mais de 25.

Por ser policial (e forte), frequentemente era chamado pelos moradores do Jaçanã para resolver todo tipo de encrenca, de discussões de casais até brigas entre jovens.

Às vezes, os vizinhos apareciam na casa de Tarzan carregando velhas listas telefônicas apenas para vê-lo rasgar os grossos volumes.

Tinha diabetes. Morreu na sexta-feira (8), aos 83 anos. Deixa a mulher, Carmen, com quem era casado desde 1958, os filhos, Isete, Simone, Wagner e Edson, e quatro netos.

A missa do sétimo dia será às 16h de hoje (16/8), na igreja Santa Terezinha, no Jaçanã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página