Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

População do Brasil atinge 202,8 milhões de pessoas, diz IBGE

SP continua o Estado mais populoso, com 44 milhões de pessoas, e a capital é a maior cidade, com 11,9 milhões

Cidades de menor porte cresceram acima da média; instalação de fábricas no interior é uma das hipóteses

LUCAS VETTORAZZO DO RIO

O Brasil atingiu 202,8 milhões de habitantes em julho, segundo estimativa do IBGE divulgada nesta quinta (28). A população cresceu 0,86% no último ano, com o acréscimo de 1,7 milhão de pessoas.

As cidades mais populosas -mais de 500 mil habitantes- cresceram abaixo da média, com alta de 0,84%.

Municípios entre 100 mil e 500 mil moradores cresceram 1,12% e cidades de 50.001 a 100 mil tiveram aumento de 1,02% no período.

Para o pesquisador do IBGE Luciano Gonçalves, o crescimento de cidades de menor porte reforça a tese de que, além de haver saturação dos grandes centros, há um movimento de migração rumo ao interior.

Três hipóteses explicam esse movimento. A primeira seria o dinamismo econômico alcançado pelo interior nos últimos anos, com instalação de fábricas e usinas.

A segunda seria que as pessoas que saem do interior para grandes centros em busca de emprego optam por se instalar em cidades da região metropolitana devido ao alto valor dos imóveis nas capitais.

A terceira e última hipótese seria que moradores têm decidido, com o avançar da idade, deixar as grandes zonas urbanas, em geral mais violentas que o interior.

Vários municípios da Bahia figuram na lista de cidades que tiveram redução de população. Gonçalves explicou que isso ocorreu devido à remarcação de alguns territórios no Estado no último ano, o que interferiu na contagem da população.

"Todos esses efeitos, porém, são exteriores e alheios à demografia brasileira que, nos últimos anos, tem apresentado um descompasso entre nascimento e envelhecimento da população."

Ainda que atualmente o crescimento vegetativo da população (saldo entre nascimentos e mortes) seja positivo, o IBGE estima uma mudança grande.

A população, diz Gonçalves, tem envelhecido mais rapidamente: hoje são 32 idosos (mais de 65 anos) para cada 100 crianças nascidas. Em 2000 eram 18 para 100.

A previsão é que em 2037 essa relação seja de um para um. Isso trará, por exemplo, impacto na Previdência Social, já que, pelo modelo brasileiro, os mais jovens contribuem para pagar a aposentadoria dos mais velhos.

ESTADOS E MUNICÍPIOS

São Paulo continua a ser o Estado mais populoso do país, com 44 milhões de habitantes. Minas é o segundo, com 20,7 milhões, seguido pelo Rio, com 16,5 milhões.

Nos municípios, a lógica se repete: São Paulo é a maior cidade, com 11,9 milhões de pessoas, seguida de Rio (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões), Brasília (2,9 milhões) e Fortaleza (2,6 milhões).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página