Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciclovia removerá relógios e floreiras do canteiro central

Pista causará série de mudanças na Paulista e entorno, como estreitamento de faixas e realocação de ponto de ônibus

Árvores da Bernardino de Campos serão preservadas e via terá enterramento de fios e reforma das calçadas

DE SÃO PAULO

A implantação da ciclovia na Paulista vai provocar uma série de alterações na avenida, além de deixar as faixas de tráfego mais estreitas.

Floreiras e relógios serão removidos do canteiro central, dutos de ventilação do metrô terão que ser realocados e um novo semáforo será instalado.

Entre as ruas da Consolação e Haddock Lobo, a ciclovia ficará na via, o que vai eliminar a faixa de carros à esquerda, no sentido Paraíso.

Depois, ela cruzará a Paulista e entrará no canteiro central. Ali, será instalado um novo semáforo na altura da Haddock Lobo, para brecar os carros que vêm da av. Doutor Arnaldo pelo túnel.

Segundo o secretário Jilmar Tatto (Transportes), haverá um botão para ciclistas acionarem o semáforo.

Entre a Haddock Lobo e a praça Oswaldo Cruz, o canteiro será alargado de 3,5 m para 4 m, segundo o projeto da CET, para abrigar os dois sentidos da ciclovia --que ficará 18 cm acima do asfalto.

Em uma das pontas, a pista para bicicletas cruzará a Consolação até chegar à rua Itápolis. A parada de ônibus do corredor da Consolação será alterada para abrir espaço.

A faixa de ônibus à direita da Paulista também irá atravessar a Consolação --segundo Tatto, isso vai beneficiar 163 mil passageiros diários das 15 linhas que passam ali.

Na outra ponta, a ciclovia continuará pela av. Bernardino de Campos, que terá o canteiro com árvores preservado --as pistas de bikes ficarão uma de cada lado. O trecho será reformado, com enterramento da fiação e reforma das calçadas no "padrão Paulista", segundo o secretário.

Tatto diz que o projeto da ciclovia ficará aberto a sugestões por dois meses.

Nesta quarta (10), ele será apresentado a representantes dos conselhos municipal e estadual do patrimônio. Segundo os órgãos, será analisado se a apresentação é suficiente ou se a ciclovia precisará ser aprovada em reunião de conselheiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página