Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prêmio selecionará ideias para melhorar circulação na cidade

Iniciativa é da ONG Instituto Cidade em Movimento, com parceria da Folha; inscrições vão até o dia 30

Participação é aberta a empresas, pessoas físicas e associações; premiados farão parte de uma publicação

PATRÍCIA CAMPOS MELLO DE SÃO PAULO

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mobilidade Minuto, que vai selecionar ideias inovadoras para melhorar a circulação pelas cidades brasileiras.

Podem concorrer iniciativas como esquemas de caronas entre vizinhos, propostas de horários alternativos de trabalho e aplicativos para melhorar a mobilidade.

O prêmio, criado pelo Instituto Cidade em Movimento, engloba seis categorias: transporte particular; transporte coletivo; modos não-motorizados; qualidade do espaço público da mobilidade; novas alternativas de organização comunitária e do trabalho; tecnologia e comunicação. A Folha é parceira da iniciativa.

"A mobilidade tem impacto enorme sobre a qualidade de vida, é um direito que garante acesso a outros direitos, como saúde e educação", diz Luiza de Andrada e Silva, diretora executiva do Instituto.

As inscrições podem ser feitas pelo site cidadeemmo vimento.org/premiomobili dademinuto até o dia 30 de setembro.

Podem participar --ou ser indicadas-- pessoas físicas, associações de bairro, institutos, ONGs, empresas, poder público.

Além da comissão julgadora, o público poderá votar. O anúncio dos vencedores será no dia 15 de outubro, durante cerimônia no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Os projetos premiados farão parte de uma publicação e tema de seminários.

ENTIDADE

O Instituto Cidade em Movimento (Institut pour la Ville en Mouvement, IVM, do original em francês) é uma organização não governamental que foi fundada na França em 2000, com apoio da Peugeot, para estudar maneiras de melhorar a mobilidade nas cidades.

Conta com escritórios em Paris, Buenos Aires, Xangai e São Paulo, onde está desde o segundo semestre de 2013.

O instituto promove projetos de pesquisa para melhorar a mobilidade e iniciativas como o Guia para Deficientes Visuais em Paris e o sistema de informação "Cidade Legível", para o metrô e os ônibus de Buenos Aires.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página