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Ciclomania

Polêmicas, as vias para bicicletas viraram obsessão dentro da Prefeitura de SP

ANDRÉ MONTEIRO ARTUR RODRIGUES DE SÃO PAULO

No Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, só se fala em ciclovia.

Já estão definidos os próximos 148 km de vias para bicicletas, campanhas de marketing e até projetos mais complexos como ciclopassarelas cruzando as marginais.

Um evento deve ser realizado nas próximas semanas para comemorar a criação dos primeiros 100 km de ciclovias implantadas na gestão Fernando Haddad (PT).

Desde junho, a prefeitura já pintou de vermelho (a cor é padrão, uma exigência das normas de trânsito) 58 quilômetros de vias para ciclistas.

À medida que as vias se expandem também cresce a polêmica sobre o assunto. Comerciantes e associações de bairros se mobilizam contra o estreitamento de faixas e a eliminação de vagas de estacionamento --estima-se que 5.800 já foram removidas.

O assunto vai ganhar ainda mais visibilidade, já que uma campanha da prefeitura na TV vai usar as ciclovias para convencer turistas dos atrativos da capital.

RIOS

O próximo passo do plano de Haddad é a construção de seis ciclopassarelas sobre os rios Tietê e Pinheiros. O objetivo é ligar bairros à malha cicloviária do centro e estimular o uso da bicicleta no trajeto de casa para o trabalho.

Atualmente, pelas pontes para veículos, a travessia de bicicleta pode ser perigosa até para ciclistas experientes.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que identificou dois pontos na marginal Tietê (nas pontes Piqueri e Freguesia do Ó) e quatro na Pinheiros (pontes Jaguaré, Cidade Universitária, Cidade Jardim e Eusébio Matoso) para as obras.

As estruturas devem ser paralelas às pontes, mas projetos detalhados ainda estão sendo elaborados. Para efeito de comparação, uma ciclopassarela planejada pelo Estado em 2012 tinha custo estimado em R$ 80 milhões.

Com 500 metros, ligaria a USP ao parque Villa Lobos e era prometida para este ano.

A marginal Tietê não deve ganhar ciclovias. No entanto, a administração pretende implantar vias para bicicletas em ruas paralelas.


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