Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Radares convencionais serão ampliados até 2015

DE SÃO PAULO

O novo sistema de fiscalização a bordo dos ônibus será implantado em um momento em que a prefeitura já amplia o conjunto de radares convencionais em São Paulo.

Em abril, foram assinados contratos que vão elevar em 40% a quantidade de aparelhos nas ruas e avenidas da cidade --de 601 para 843.

Radares antigos estão sendo substituídos por novos, com tecnologia capaz de fiscalizar mais infrações. A instalação deve ser concluída em 2015 --até agora, 85 deles estão em funcionamento.

Antes da nova licitação a prefeitura já estimava crescimento na arrecadação com multas. A previsão é chegar a R$ 950 milhões neste ano, 12% a mais do que em 2013.

Não há estimativa de quanto a arrecadação pode crescer com os radares nos ônibus.

Com esses dispositivos, a fiscalização deixará de ser apenas estática e passará a ser possível nos 4.330 km de vias percorridas pelos ônibus municipais (25% da malha viária de São Paulo).

As viações não terão qualquer responsabilidade sobre os radares --a operação será independente dos motoristas de ônibus e problemas como furto, vandalismo ou batida ficarão a cargo da empresa vencedora da licitação.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que o uso dos novos dispositivos, inéditos no país, tem por objetivo garantir o respeito ao espaço exclusivo dos ônibus e melhorar a fluidez do transporte público.

"Além disso, os equipamentos móveis têm a vantagem de coibir o desrespeito por parte de motoristas que tentam burlar a fiscalização atual existente, mudando de faixa somente nos pontos de fiscalização", diz a empresa.

Segundo pesquisa Datafolha, 66% dos motoristas paulistanos acham que a instalação de mais radares não reduziria o total de infrações.

A gestão Fernando Haddad (PT) defende que o aumento da fiscalização eletrônica irá liberar agentes para outras tarefas. Será adotado novo método de trabalho, com reforço da fiscalização nos pontos mais críticos, à noite e nos finais de semana --quando ocorrem mais acidentes.

"As medidas que estamos tomando vão no sentido de moderar o trânsito na cidade", afirma Haddad.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página