Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aliança Francesa festeja 80 anos em SP com palestra de Piketty

Evento com economista francês será feito em parceria com a USP

DE SÃO PAULO

Para celebrar seus 80 anos em São Paulo, a Aliança Francesa vai promover uma palestra com o economista Thomas Piketty. A vinda do economista francês, que ganhou fama por seu recente livro "O Capital no Século 21", sobre o crescimento das desigualdades, será em novembro, em parceria com a USP.

A associação com a universidade tem um sentido histórico para a Aliança Francesa, especializada em ensino da língua francesa e na difusão da cultura da França.

A AF paulistana tem origem na mesma missão de intelectuais franceses que ajudou a fundar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. A universidade foi criada em janeiro de 1934. A AF, em setembro do mesmo ano.

Um dos fundadores da instituição em São Paulo foi o sociólogo Roger Bastide (1898-1974), membro do grupo francês uspiano, que contava ainda com Claude Lévi-Strauss e Pierre Monbeig.

Também em parceria com a USP, a escola de francês planeja trazer ao Brasil, ainda sem data definida, o filósofo Régis Debray, que inspirou adeptos da luta armada contra as ditaduras latino-americanas. Os 80 anos serão comemorados também com um concerto nesta sexta-feira (3) e peças de teatro.

Fundada em Paris em 1883 por Jules Verne, Louis Pasteur e outras personalidades, a AF chegou ao Brasil dois anos depois, no Rio. Hoje, tem 45 unidades no país e cerca de 37 mil alunos.

O diretor-geral da Aliança Francesa em São Paulo, Olivier Debray, admite que, ao longo das décadas, o francês perdeu espaço para o inglês como língua internacional.

O desafio, diz, é suscitar atração pelo idioma, sobretudo por meio da ideia do prazer. "A noção do prazer é fundamental. É um ensino mais sensual, mais incorporado pela cultura, não é técnico, pragmático", diz Debray.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página