Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Taxas permitem bilhetes baratos, diz associação

DE SÃO PAULO

É a liberdade tarifária em vigor no Brasil que permite às empresas aéreas estabelecer passagens mais baratas, disse a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), que reúne TAM, Gol, Azul e Avianca, ou 99% dos passageiros transportados em voos domésticos no país.

O conceito é que bilhetes promocionais dão menos direitos a alterações e exigem pagamento de multa e diferença de valor, se houver, para a tarifa para a qual o passageiro quer mudar.

De outro lado, diz ela, passagens mais caras "dão maior liberdade, permitindo um reembolso maior em caso de cancelamento ou várias alterações, até mesmo sem custos adicionais".

Essa flexibilidade de preços é mais justa, diz a entidade, uma vez que atende à oferta e à demanda --e define os valores que o passageiro tem de pagar a partir de parâmetros como compra conjunta de bilhete de ida e de volta, permanência mínima no destino e estabelecimento de penalidades.

"Dessa forma, as empresas podem oferecer passagens, inclusive abaixo do custo, que se tornam acessíveis para um grande número de pessoas, bastando para isso que os consumidores programem as compras", diz a Abear.

Por outro lado, "passageiros que compram bilhetes de última hora e que precisam viajar em dias e horários determinados, perfil de viajantes de negócios, com maior poder de consumo, pagam comparativamente preços mais elevados que acabam equilibrando financeiramente a operação".

A entidade diz debater com a Senacon e a Anac a padronização das informações de tarifa. Afirma, porém, que todas as informações sobre tarifas são exibidas durante a reserva e no contrato de transporte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página