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Ribeirão Preto trocará vagas de Zona Azul por faixas de ônibus
Prefeitura pretende implantar trecho de 8 km em ruas do centro
A Prefeitura de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) iniciará neste mês a implantação de faixas de ônibus no centro da cidade. Serão 8 km em ruas que já fazem parte da rota do transporte coletivo.
A medida segue prática já adotada na capital, onde a implantação é uma das bandeiras da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).
A proposta é aliviar o trânsito --são 480 mil veículos, para uma população de 658 mil habitantes-- e dar mais agilidade aos ônibus que trafegam na região central.
Para as faixas, a prefeita Dárcy Vera (PSD) vai eliminar vagas de estacionamento do sistema de Zona Azul.
As ruas não foram informadas, mas a Folha identificou ao menos quatro com zona azul e rota de ônibus: Barão do Amazonas, Saldanha Marinho, Duque de Caxias e Cerqueira César.
Hoje, há 1.314 vagas rotativas em toda a região central, de acordo com a prefeitura.
A exemplo da capital, as faixas poderão ser usadas pelos ônibus em determinados períodos do dia. O horário ainda não está definido.
O investimento será feito pelo consórcio Pró-Urbano, responsável pelo sistema, e está previsto num TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Promotoria e a prefeitura em maio.
O diretor da Transerp (órgão municipal de transporte), José Mauro de Araújo, disse que o TAC prevê que as faixas sejam implantadas até o final de novembro. "O que podemos dizer é que será feito tudo dentro do prazo."
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Acirp (associação comercial local) informou que os comerciantes "são contra o fim da zona azul, por temerem queda no movimento das lojas".
"A fiscalização não funciona. Tem gente que deixa o carro o dia todo na rua", diz o lojista Rogério Castalde.