Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Casamento gay coletivo reúne 92 casais no Rio

Celebração foi no Tribunal de Justiça

FABÍOLA ORTIZ COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi palco, ontem, da maior cerimônia de união homoafetiva já registrada no país. O casamento coletivo reuniu 92 casais gays.

Foram 20 anos de uma vida conjunta do casal Luiz Eduardo da Silva, 46, e Edson Wander, 45, que só agora pode ser oficializada com seus direitos reconhecidos, a partir da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de maio, que admitiu a união estável homoafetiva equivalente à união de heterossexuais.

"Para nós, é uma segurança jurídica. A união e o companheirismo independe do papel, mas é um avanço imenso no apoio jurídico", disse Luiz Eduardo, minutos antes da cerimônia.

Ele é funcionário da Prefeitura do Rio de Janeiro, e Edson Wander, cabeleireiro, já sonhavam havia duas décadas com uma lua de mel que só agora pretendem realizar. "Vamos juntar nossas moedinhas para ir à Europa em 2013. Agora é comemorar, são 20 anos esperando por essa lua de mel", disse o funcionário público.

Este foi o terceiro casamento gay coletivo realizado no Rio e, segundo o coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

"É a maior cerimônia de união homoafetiva coletiva do mundo", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página