Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Cerca irá dividir acampamento e prisão, diz Estado

DO ENVIADO A CHARQUEADAS (RS)

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul e a Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado, a área onde hoje está instalado o acampamento será totalmente separada por cercas da colônia penal.

A pasta diz que isso vai evitar qualquer problema entre os sem-terra e os presos.

A superintendência afirma que não recebeu nenhuma reclamação sobre as abordagens dos agentes aos sem-terra que estão acampados no local e que os funcionários são orientados a agir de maneira adequada.

Segundo a secretaria, o plano para o assentamento prevê que o Incra, órgão federal responsável pela reforma agrária, forneça a infraestrutura necessária para a instalação dos trabalhadores rurais.

Para a Procuradoria-Geral do Estado, que defende o governo estadual e participa das discussões sobre o uso do terreno, a área da colônia penal será destinada a um assentamento porque estava ociosa.

O procurador do Estado Carlos César D'Elia afirma que o modelo de unidade penal agrícola não vem mais atingindo seus objetivos no Rio Grande do Sul porque hoje os detentos têm cada vez mais um perfil "urbano".

"Parte da área que não estava tendo mais a utilidade que teve um dia foi usada para equacionar outra demanda."

O procurador também afirma que não há como destinar os terrenos para a construção de mais unidades prisionais porque a cidade já possui uma série de outras cadeias, incluindo a Penitenciária de Alta Segurança, uma das principais do Estado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página