Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Maria Alacoque Bezerra de Figueiredo (1922-2012)

A primeira senadora do Nordeste

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Maria Alacoque Bezerra de Figueiredo e os irmãos só não tiveram um presidente da República na família. Porque todos os cargos políticos eleitos pelo voto eles ocuparam. Alacoque inclusive: foi a primeira mulher a assumir como senadora pelo Nordeste.

Filha do fundador do BIC Banco, nasceu em Juazeiro do Norte (CE), estudou em Fortaleza e voltou para sua cidade como professora. Lá, foi delegada regional de educação, diretora do grupo escolar Padre Cícero e vice-diretora da Escola Normal Rural.

Casou-se com José Maria de Figueiredo, um empresário que também ocupou cargos políticos -sua família se lançou na área nos anos 40.

Conhecidos como Irmãos Bezerra (eram sete, ao todo), eles foram governadores (Adauto), deputados federais (Humberto, Orlando e Adauto), estaduais (Adauto e Orlando), prefeitos (Humberto e Orlando) e vereadores (Leandro e Orlando), por partidos como UDN, Arena, PDS e PFL.

Alacoque foi eleita senadora como segunda suplente. Com a morte de Virgílio Távora (1919-1988), entrou o primeiro suplente, que adoeceu entre 1989 e 1990, período em que assumiu. Propôs projetos sobre o piso salarial no magistério público e a municipalização da merenda escolar.

Em Juazeiro, fundou o Clube das Mães, para dar assistência às grávidas. Ganhou a biografia "Alacoque Bezerra - A Madrinha de Juazeiro".

Em 2009, sofreu um acidente vascular cerebral. Tinha sido hospitalizada com complicações cardíacas. Viúva desde 2010, morreu na segunda (17), aos 90, de falência de órgãos. Teve três filhos, quatro netos e sete bisnetos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página