Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Frederick William Burrowes (1934-2012)

Um carioca que chefiou os escoteiros do ar

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Filho de um dos pioneiros do escotismo no Brasil, escoteiro Frederick William Burrowes se tornou. Desde criança, até por volta dos 30 anos, esteve ligado ao Grupo Escoteiro do Ar Baden-Powell, um dos mais antigos do país.

Natural do Rio de Janeiro, foi filho de Guy Elvyn Burrowes (1908-1987), um empresário inglês que ajudou a consolidar por aqui o movimento criado pelo militar inglês Robert Baden-Powell (1857-1941) para promover o aprimoramento moral e físico de crianças e adolescentes.

Seu pai traduziu livros da área e ficou conhecido por apaziguar brigas dentro do movimento dos escoteiros, mantendo-o, assim, unido.

Frederick chegou a ser chefe escoteiro do ar -modalidade criada no Brasil para despertar o interesse de jovens pela aeronáutica. Segundo o filho, também chamado Frederick, o envolvimento do pai na área era uma espécie de trabalho social.

Embora formado em direito no Rio de Janeiro, não exerceu a profissão. Foi bancário, diretor do Banco Boa Vista e empresário. Segundo a família, teve um rede de farmácias, a Fórmula Antiga, que já não existe mais. Fechou o negócio há cerca de cinco anos, quando se aposentou.

O filho conta que Frederick, quando criança, só falava inglês em casa, com os pais (a mãe era austríaca), e manteve contato com parentes na Inglaterra. É descrito como brincalhão, alegre e companheiro. Gostava de bater papo com os amigos e de frequentar as praias cariocas.

Morreu na segunda-feira (24), aos 78 anos, em decorrência de uma septicemia. Teve dois filhos e três netos.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página