Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PM é orientado a filmar motoristas embriagados

Imagens, feitas com celular, devem ser usadas como provas pela polícia paulista

DO “AGORA”

O motorista parado em uma blitz da lei seca em São Paulo que não se surpreenda se um policial militar o filmar por meio de um celular.

Com o endurecimento da lei, que desde o último dia 21 admite vídeos como prova de embriaguez, a PM tem incentivado seus homens a filmar motoristas bêbados.

Além da admissão de novas provas, a nova lei seca dobrou a multa aplicada a quem é pego dirigindo embriagado: de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.

A orientação é que o policial, sempre que possível, utilize a máquina fotográfica (com filmadora) disponível em cada batalhão ou até mesmo o próprio celular para filmar o motorista que apresente sinais de embriaguez.

Mesmo que só a recusa ao teste do bafômetro já caracterize o crime de trânsito, a ideia da Polícia Militar é aumentar a produção de provas de embriaguez ao volante nos bloqueios policiais.

Outra expectativa para 2013 é poder usar nas blitze da lei seca as câmeras que cada carro da PM deve ganhar -esse projeto não tem data para implantação.

Se for implantado nos moldes em que é discutido hoje, o projeto prevê a instalação de três câmeras internas em cada carro -uma dianteira e duas laterais. O sistema permite a filmagem em um ângulo de 270º ao redor do veículo oficial.

Segundo um policial ouvido pela reportagem, a ideia é transformar as blitze da lei seca em uma espécie de Big Brother no ano que vem.

Em nove dias, a PM multou 110 motoristas sob a suspeita de embriaguez ao volante e prendeu em flagrante 12 motoristas com teor alcoólico superior ao 0,34 miligrama por litro de ar expelido, o limite definido pelo Código de Trânsito Brasileiro. (LÉO ARCOVERDE)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página