Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Roberto Antonio D'andrea Vera (1946-2012)

Advogado especializado em direito aeronáutico

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Quase três décadas depois de se formar, Roberto Antonio D'Andrea Vera realizou seu sonho: abrir o próprio escritório. Em 1996, montou com a irmã Virgínia o D'Andrea Vera Advogados, para atender exclusivamente companhias aéreas internacionais.

Filho de um advogado e de uma funcionária pública da Caixa Econômica, nasceu no Rio de Janeiro e se formou em direito na Universidade do Estado da Guanabara (atual Uerj), no fim dos anos 60.

Trabalhou em empresas como a Sanbra (alimentos) e Rioquima (remédios) e em dois escritórios particulares até abrir a sociedade com a irmã.

Para Virgínia, a opção de Roberto pela advocacia foi influência do pai. Ela conta que o irmão, que se especializou em direito aeronáutico, tornou o escritório da família conceituado em sua área.

Conseguiu, por exemplo, embargar judicialmente a realização de um pregão para a construção de salas VIPs nos aeroportos brasileiros. O escritório alegou que a Infraero tentou criar critérios próprios para a licitação.

Roberto também evitou que companhias aéreas fossem cobradas por tarifas de armazenagem durante a greve de auditores fiscais, alegando que as empresas não tinham culpa na paralisação.

Dono de uma gargalhada marcante, o advogado é descrito pela irmã como uma pessoa ponderada, equilibrada e muito diplomática.

Casado há mais de 40 anos com Arlete, teve duas filhas e tinha ganhado o terceiro neto havia apenas cinco meses.

Morreu na quarta-feira (26), aos 66 anos, em decorrência de problemas circulatórios, de acordo com a irmã.

coluna.obituario@uol.com.br


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página