Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sobe número de pessoas que declaram o que compram

Quantidade de barrados aumentou 25% em 2012

DE SÃO PAULO

Aumentou o número de passageiros em Cumbica que decidiram pagar imposto ao declarar à Receita Federal, voluntariamente, o que compraram no exterior.

De janeiro a dezembro de 2011, foram 10.158 pessoas e, no mesmo período de 2012, 11.461, 5% a mais.

Para a Receita, é um sinal claro de que o brasileiro está mais consciente. Com eletrônicos, especialmente, comprar nos EUA e declarar, pagando o imposto, sai mais em conta do que comprar aqui.

Os números, porém, ainda são tímidos se comparados aos dos flagrados burlando o fisco. O número de passageiros barrados em Cumbica subiu 25% -de 14.059 em 2011 para 17.689 em 2012.

Isso significa que um a cada 320 passageiros que desembarcaram em voos internacionais em 2012 teve que pagar imposto ou perdeu a mercadoria comprada fora.

Contribui para isso a falta de informação: há quem traga um computador novo achando que, ao chegar ao Brasil, a mercadoria está isenta de imposto porque é para uso pessoal. Não é.

Não entra na conta a quantidade de pessoas paradas na alfândega e liberadas por não ter nada de errado. A Receita diz não ter os números exatos dessa categoria.

FALTA FISCALIZAÇÃO

Para aumentar a fiscalização, a Receita colocará em funcionamento, possivelmente até março, mais dois scanners móveis no aeroporto para flagrar mercadorias. Hoje, são dois. Haverá ainda mais dois scanners fixos, para ficar ao lado das esteiras de bagagem de Cumbica.

Também deve ser lançado, neste ano, para todo o país, um sistema que permitirá ao viajante fazer on-line a declaração de bagagem acompanhada, obrigatória para declarar produtos trazidos do exterior que excedam a cota.

Hoje, essa declaração é preenchida em papel.

Para o sindicato dos auditores, falta pessoal para fiscalizar a grande demanda de passageiros. São cerca de cem fiscais em Cumbica. A Receita diz que um concurso recém-concluído levará mais fiscais para o aeroporto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página