Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ano-Novo chinês leva dragões e kung fu para a Liberdade

AMANDA KAMANCHEK COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dragões, lutadores de kung fu e milhares de asiáticos vão sair às ruas de São Paulo neste fim de semana para celebrar o Ano-Novo chinês.

E não é pouca história. No dia 10 começa o 4.711º ano chinês, ou o ano da serpente.

Em sua oitava edição, o evento, que acontece na Liberdade, no centro da capital, terá apresentações de artes marciais, uma variedade de pratos chineses, japoneses e taiwaneses e até dança pop asiática.

Coreografias de K-pop (música pop coreana) dão um ar jovem à tradicional festa, com uma mistura de hip-hop, rock e adolescentes fazendo pose com suas roupas coloridas.

Hoje, o evento começa por volta das 11h, com o desfile do dragão vermelho (controlado por manipuladores), um dos destaques da festa.

"É uma das cinco maiores festas do mundo", diz Bruno Rall, 27, que coordena o evento em 2013. Ele, brasileiro e sem nenhuma ascendência asiática, foi escolhido pela JCI Brasil-China, entidade internacional que promove a integração cultural entre os dois países, para organizar o evento com mais de 130 voluntários e 18 horas de duração, tendo começado ontem.

Na Ásia, a data é considerada o feriado mais importante. Em São Paulo, a celebração já virou parte do calendário de eventos oficiais da cidade.

SERPENTE

Diferentemente do Brasil, onde o ano começa em 1º de janeiro, seguindo o calendário gregoriano, na China, ele se inicia de acordo com o calendário lunar, seguindo o horóscopo chinês.

Pela tradição chinesa, cada ano é regido por um animal. Eles têm poder para influenciar o cotidiano das pessoas em seu ano de regência.

"Este é o ano da serpente, que, segundo o horóscopo chinês, é bem difícil. Mas, não é para se assustar. É para ter cautela", explica Bruno.

Segundo o orientador da sociedade Feng Shui no Brasil, o mestre I Ming, a previsão não é das melhores.

Ele acredita que viveremos um "desastre nos ramos ligados à eletricidade" e que a economia não terá um crescimento expressivo.

Bem diferente das previsões otimistas do governo brasileiro, que espera um crescimento de 3% na economia.

CLIMA ASIÁTICO

Para quem não acredita em nada disso, não tem problema. A festa na Liberdade deve convencer pela beleza e variedade de apresentações.

Guiozás e rolinhos primavera preparados por experts também conquistam qualquer um.

Quem nunca foi à China, pode sentir um pouco do clima do país.

Na Liberdade, principal reduto asiático nacional, a organização estima que 150 mil pessoas devam participar da comemoração. É uma opção para quem não quer se jogar nos blocos pré-Carnaval, que também ganham força hoje.

ANO NOVO CHINÊS

QUANDO Hoje, das 11h às 19h

ONDE Pça. da Liberdade, s/n, Liberdade, região central

QUANTO Grátis


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página