Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Viajandão, hein?

Dupla de cães terra-nova já esteve com o dono no México, Brasil, França, Espanha e agora passa temporada na Rússia

JOANA CUNHA DE SÃO PAULO

Filas de controle de segurança nos Estados Unidos. Um banho de mar em Cancún, outro mergulho no Rio. Uma breve passagem para fotografar a iluminação da torre Eiffel num Natal em Paris. Uma temporada em Barcelona.

O roteiro parece ter sido planejado por experientes mochileiros. Mas esses viajados aqui têm quatro patas: são Silas, 75 quilos, e Zorba, 70 quilos, dois cães da raça terra-nova.

Nascidos em 2008 e 2009, nos EUA, os dois voaram pela primeira vez ainda filhotes, quando foram enviados para seu dono, o brasileiro Wdson Brum, que vivia no México.

"Eles adoram viajar. Têm passaporte e fazem visitas obrigatórias ao veterinário para renovar os atestados exigidos nas imigrações", diz Brum.

Em 2011, o trio se mudou para o Brasil. A carreira do executivo no setor hoteleiro seria um longo circuito de decolagens. "Eles até reconhecem as caixas transportadoras que usam nos voos", conta Brum, que diz nunca ter cogitado deixá-los para trás.

Um ano depois, o destino seria a Espanha. Antes de chegar à nova casa, em Barcelona, fizeram escala em Paris.

No último dia 17, novo check-in, agora para São Petersburgo, na Rússia, onde o contrato de Brum dura dois anos.

TURBULÊNCIA

A documentação para transporte de animais varia entre países. Antes de viajar, é preciso consultar as regras da origem e do destino.

Deve-se atentar ainda ao conforto do bicho. Os cães não estão livres do jet lag. Por isso, além de um passeio antes da viagem, a veterinária Giulliana Tessari recomenda que o dono deixe objetos com seu cheiro no compartimento. "Evita que ele se sinta abandonado."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página