Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

3 são presos por furtos de bagagem em Cumbica

Suspeitos trabalhavam para uma empresa terceirizada do aeroporto

Segundo delegado, trio cometia crimes em voos que chegavam de Nova York e Miami, destinos de compras

JOSMAR JOZINO DO “AGORA”

A Polícia Civil prendeu na manhã de ontem três homens suspeitos de furtar objetos de bagagens no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Os suspeitos, de 24, 28 e 32 anos, trabalhavam como operadores auxiliares para uma empresa terceirizada.

Segundo Osvaldo Nico Gonçalves, delegado-titular da Deatur (Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista), o trio cometia os furtos em aviões que chegavam de Miami e Nova York, nos Estados Unidos, conhecidos como roteiros de compras de brasileiros no exterior.

"Eles abriam as malas dos passageiros e furtavam eletroeletrônicos, iPods, câmeras digitais, óculos, relógios, perfumes, entre outros objetos", disse o policial.

Segundo o delegado, os acusados eram investigados havia dois meses. O trio arrombava os cadeados das bagagens dentro do porão dos aviões, em locais onde não havia câmeras de segurança.

Depois, de acordo com a polícia, fechavam as bagagens cuidadosamente para não chamar a atenção dos donos das malas.

Os policiais civis apuraram que um dos presos carregava uma bolsa na cintura para guardar os produtos furtados. Era ele também quem pegava as malas nos porões dos aviões e depois as levava para as esteiras.

Funcionários do aeroporto ajudaram policiais da Deatur a investigar o trio. A Polícia Civil tenta localizar as vítimas dos criminosos.

Ontem, também foram cumpridos mandados de busca na casa dos acusados. Segundo o delegado, na casa de um dos presos foram apreendidos diversos produtos furtados de passageiros no aeroporto de Guarulhos.

ESTATÍSTICAS

Em fevereiro, três colombianos foram presos em flagrante tentando furtar a mochila de uma homem no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

Os criminosos usavam bagagem semelhante a que era levada pela vítima e tentavam trocá-la. A ação foi flagrada por câmeras de segurança

Dados de criminalidade em aeroportos divulgados no mês passado mostram que, em Cumbica, o aumento dos casos de furto foi de 26,2% no período entre janeiro de 2012 e janeiro de 2013.

Em Congonhas,o número de furtos aumentou 38,9% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Já em Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo), houve redução de 27% no número de casos no período.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página