Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

João Pimenta mistura índios e militares na SPFW

Referências foram os soldados que desembarcaram durante colonização

Fause Haten, por sua vez, trocou as modelos por bonecas em miniatura que imitavam top models

PEDRO DINIZ VIVIAN WHITEMAN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nada de adereços ou viagens conceituais. João Pimenta deixou claro, em seu desfile ontem à tarde na São Paulo Fashion Week, que a vida de estilista no Brasil, principalmente o de moda masculina, exige um pouco de desprendimento.

Pimenta colocou na passarela parkas de náilon, bermudas e calças inspirados na indumentária militar, especificamente a dos soldados europeus que desembarcaram no Brasil durante o processo de colonização do país.

Em contraponto, estava o visual dos nativos. Os motivos tribais e os poás, referências à pintura feita pelos índios no próprio corpo, foram transformados em estampas.

Os botões dourados das dragonas, aplicados em costumes justos, contrastaram com os tons fechados das peças, que iam do vermelho ao azul, do branco ao preto.

Os universos indígena brasileiro e militar europeu se fundiram nas roupas.

"Como se os índios quisessem se parecer com os soldados, sabendo que, no fundo, não conseguem disfarçar as origens", explica Pimenta.

A coleção como um todo se encaixa no padrão internacional da alfaiataria desfilada nas grandes passarelas de Milão e Paris. Nos corredores, muitos elogios à técnica e à evolução do estilista.

Alguns podem ter sentido falta de certo charme à apresentação, o espetáculo que João sempre soube bem como conduzir, apesar de já ter sido acusado de "folclórico" em temporadas passadas.

No entanto, como disse em entrevista recente à Folha, o designer chegou ao seu "limite" e tenta encontrar "um meio termo".

O conceito passa a servir "como justificativa para algo que tenha a ver com meu novo cliente, um jovem executivo que quer se vestir bem".

BONEQUINHAS DE LUXO

Na contramão de João Pimenta, Fause Haten pôs toda a sua energia na apresentação, uma das mais inusitadas da trajetória da SPFW.

No lugar do desfile tradicional, um espetáculo com marionetes vestidas com miniaturas dos looks criados.

O trabalho impressionou pela riqueza de detalhes, não só das peças, mas do "casting" de bonequinhas.

Usando o artifício teatral, Fause conseguiu botar em sua passarela Gisele Bündchen, Kate Moss, Linda Evangelista, Naomi Campbell e até a atriz Julianne Moore.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página