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Justiça manda empresa acabar com fila de caminhões

Terminal de contêineres deverá adotar medidas para tirar congestionamento de rodovia no litoral paulista

DE SÃO PAULO

A Justiça determinou que a empresa Santos Brasil, que opera um terminal de contêineres na margem esquerda do porto de Santos, adote medidas para impedir que caminhões estacionem nas pistas e acostamento da rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga Piaçaguera-Guarujá, no litoral paulista.

Desde fevereiro, a via tem ficado entupida de caminhões que ficam parados esperando o momento de descarregar, o que tem gerado filas que chegam a 26 km.

A situação prejudica o acesso ao Guarujá e também o trânsito do município.

O principal gargalo é o acesso à margem esquerda do porto, feito por uma rua comum, de mão dupla. Uma via alternativa está em obras.

Na decisão liminar (provisória), o juiz Ricardo Justo determinou multa de R$ 50 mil à empresa por caminhão estacionado. Ele ainda intimou a Polícia Militar Rodoviária, que deverá fiscalizar o cumprimento da decisão.

O Ministério Público afirma que a empresa, sem área para caminhões, força os veículos a usarem a estrada como "estacionamento rotativo, o que está colocando os demais usuários em risco".

A Promotoria também citou levantamento da Polícia Rodoviária que aponta que 60% dos caminhões estacionados na rodovia tinham como destino a Santos Brasil.

Na decisão, o juiz escreveu que o estacionamento improvisado ocorre "em prejuízo de todos os demais usuários, que, de forma rotineira, se veem parados na rodovia, por horas, sujeitos ainda a toda a sorte de delitos patrimoniais".

OUTRO LADO

A Santos Brasil afirma que está sendo punida por um problema do qual é vítima.

Segundo o diretor de operações, Caio Morel, a empresa só trabalha com contêineres, cujo descarregamento é feito sob agendamento. "As filas são causadas pelos caminhões de grãos", afirmou.

Ele disse ainda que foi fechado um plano de contingência, em vigor a partir de domingo, em que o acostamento será usado pelos grãos e a faixa da direita pelos contêineres.


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