Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Equilibrio

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Instantâneos' são planejados e fotografados centenas de vezes

DE SÃO PAULO

Apesar de serem instantes capturados pela câmera, as fotos são cuidadosamente planejadas. Haley Morris-Cafiero circula pelas cidades buscando espaços que considere interessantes, sejam bem movimentados e tenham uma boa iluminação.

"Trabalho com um assistente, que se posiciona no lugar que escolhi enquanto eu acerto a composição da cena e preparo a câmera. Em geral, prefiro que as fotos sejam feitas com a câmera instalada num tripé, mas às vezes meu assistente tira na mão mesmo, de acordo com minha orientação. À medida que as pessoas passam, eu sinalizo para meu assistente disparar a câmera", conta.

Isso é feito ao longo de vários minutos, e centenas de fotos são produzidas enquanto Morris-Cafiero fala ao celular, toma um sorvete ou realiza outra atividade.

"Examino as imagens para ver se alguém tem um olhar de deboche ou se sua linguagem corporal denota um comentário sobre meu corpo."

Nem sempre dá certo: "Algumas fotos mostram gente que sei que fez comentários grosseiros sobre mim, mas os rostos não revelam isso".

Quando a cena funciona, porém, o resultado é impressionante. "Eu acredito que essas fotografias mostram como a sociedade determina a identidade de uma pessoa baseada na sua imagem, e como nós tratamos os outros baseados na nossa percepção", analisa a fotógrafa. (RL)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página