Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Equilibrio

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contra o xampu

Grupo prega a substituição de produtos para limpar o cabelo; dermatologistas alertam para o risco de radicalização da proposta

JULIANA VINES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Dê uma olhada na lista de ingredientes de um xampu. Você beberia isso?", questiona a blogueira americana Jacquelyn Byers, 26, que ficou conhecida como a mulher que não lava o cabelo há cinco anos. "Se você não se sente confortável bebendo xampu, por que o põe na cabeça?"

Ela faz coro aos movimentos "no poo" e "low poo" ("não ao xampu" e "pouco xampu"), que prega a lavagem com misturas caseiras livres de certas substâncias que, segundo os adeptos, fazem mal aos fios. A técnica já tem seguidores aqui: um grupo sobre o tema no Facebook reúne mais de 12 mil pessoas.

Há mais de um ano, a professora Denise Rangel, 56, trocou o xampu por bicarbonato de sódio e o condicionador por vinagre de maçã.

"Meu cabelo voltou a ser o que era antes de eu fazer alisamento, está sem frizz' e menos rebelde", diz.

O responsável pela má fama do xampu é o lauril éter sulfato de sódio, que retira a olesidade do couro cabeludo, explica Vânia Leite, farmacêutica da Unifesp. Segundo o "no poo", o composto resseca demais os cabelos, argumento rebatido por Leite. "É preciso remover a oleosidade para limpar. E o xampu não tem só sabão, tem ingredientes que repõem a gordura, como a lanolina", afirma.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária já emitiu parecer afirmando que o lauril éter é seguro. Ainda assim, existem cada vez mais xampus sem a substância no mercado. Para Leite, o lauril éter pode ser irritante para algumas pessoas, mas não é motivo para largar o xampu.

"Só deve procurar alternativa quem tem algum sintoma", diz a dermatologista Meire Gonzaga. Deixar de usar xampu favorece o acúmulo de gordura nos folículos capilares e causa caspa.

Foi o caso de Nairobi Chaves, 25, que adotou o "low poo" em janeiro. "Passei a usar sabonete sem sulfato para lavar os cabelos uma vez na semana. Em outro dia, lavava só com condicionador. Depois de duas semanas, deu caspa, ficou horrível", conta.

Nairobi, que agora usa xampu infantil, não chegou a usar o combo bicarbonato de sódio e vinagre, condenado pelo tricologista Luciano Barsanti. "Altera o pH do cabelo, que é ácido. Isso pode levar à queda dos fios", diz.

Para Barsanti, em vez de banir o xampu, o melhor é procurar produtos com pouco corante, pouco perfume e ativos naturais, como óleos de coco ou de girassol.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página