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Futuro do pretérito

Como a evolução dos caminhões foi pensada pelos fabricantes em outras épocas

1908
Scania 4-Tonner
A capacidade de carga dos caminhões começou a crescer rapidamente no início do século 20. O protótipo Scania (foto) transportava até 4 toneladas sobre sua plataforma. Para mostrar a resistência do veículo, funcionários da linha de montagem subiram na carroceria durante um teste de rodagem

1985
Renalt Virages
A Renault mostrou sua preocupação com a aerodinâmica ao apresentar o conceito Virages VE10. A curvatura do teto compensava a resistência ao ar provocada pela frente típica dos caminhões "cara chata". Para entrar na cabine, o motorista tinha de acessar uma escada embutida no lado direito da boleia

1995
Volvo ECT
A enorme área envidraçada era destaque do protótipo Volvo, que usava linhas arredondadas e carroceria integrada à boleia. O motor contava com tecnologia híbrida e prometia não emitir poluentes. A marca desenvolveu também um ônibus com as mesmas características mecânicas

1999
Scania 2010
O conceito tinha o objetivo de mostrar como a fabricante sueca acreditava que seria um caminhão produzido em 2010 e inspirou mudanças em produtos da marca nos anos seguintes. Destaque para as linhas mais arredondadas e o teto alto. A área envidraçada era menor, mas o protótipo privilegiava itens de conforto na cabine

2008
Renalt Radiance
O Radiance é um marco na divisão de caminhões da marca francesa. Os pontos altos do modelo são a boa aerodinâmica e o visual mais atraente, com linhas emprestadas de carros esportivos. O para-choque em formato de arco, a cabine com ampla área envidraçada e o teto solar são inovações da nova geração de caminhões

2009
Volvo Truck 2020
O protótipo antecipa a concepção de design e as novas tecnologias que serão adotadas nos próximos produtos da marca. O visual aerodinâmico e o motor de alta performance têm como objetivo reduzir as emissões de poluentes. Os faróis são de LEDs e a dianteira pronunciada é projetada para reduzir o impacto de batidas

2009
Scania Truck Cab
O Truck Cab foi feito para mudar a imagem negativa dos pesados, com carroceria que causa menos danos a carros e pedestres em caso de acidentes. O conforto da cabine é reforçado e as rodas dianteiras têm capas que informam com luzes de LED há quantas horas o motorista está dirigindo e se ultrapassou o limite de velocidade


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