Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vantagem sobre financiamento só dura até o 2º mês

Além disso, uma grande valorização dos imóveis, como a ocorrida em 2010, pode depreciar a carta de crédito

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A vantagem financeira de se fazer um consórcio existe somente se o cotista for sorteado até o segundo mês de contrato, segundo cálculo do Canal do Crédito, site de comparação de taxas bancárias.

A partir desse ponto, se o comprador tiver custos de moradia, fazer um financiamento passa a ser mais vantajoso, pois ele poderá ocupar o imóvel e se livrar dos gastos de aluguel.

Contar com a sorte para ser sorteado logo no início do contrato é uma atitude de risco. Entre os seis maiores bancos do país, o número de participantes em cada grupo varia de 288 a 960.

Quem tem alguma reserva financeira pode pensar em adiantar a carta de crédito dando um lance vencedor. O problema é que, nos primeiros meses, os lances dos participantes podem chegar a 90% da carta de crédito.

"São pessoas que apenas precisam complementar o valor da compra do seu imóvel a um custo baixo", afirma Diego Souza, consultor comercial da Caixa Consórcios.

A espera pelo sorteio pode durar mais de dez anos. O gasto com aluguel nesse período pode fazer o benefício do negócio cair por terra.

VALORIZAÇÃO

Mesmo sem o custo de moradia, o consorciado ainda pode sair em desvantagem por não poder aproveitar no contrato, por exemplo, um possível acréscimo de renda.

"No caso do financiamento, a renda extra pode ser usada para amortizar parcelas, e o comprador se livrará de boa parte dos juros que seriam pagos", diz Marcelo Prata, presidente do Canal do Crédito.

"O mesmo não ocorre no consórcio."

Se antecipar o pagamento de parcelas nessa modalidade, o consorciado continuará pagando os percentuais de taxas embutidos nas prestações, mantendo o custo final do imóvel.

Prata destaca ainda a valorização dos imóveis. Se, no período até a contemplação, ela for maior que a valorização da própria carta da crédito (corrigida pelo INCC), o comprador terá de adquirir um imóvel de menor padrão do que o planejado inicialmente. (TS)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página