Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Blogs de moda topam com dificuldades em eventos

Semana de moda da Nova York restringiu presença de blogueiras; desfiles são importantes para os sites

DE SÃO PAULO

"Blog é uma empresa", afirma Thereza Chammas, 31, fundadora do Fashionismo, que cobre moda, passarelas e maquiagem há seis anos.

Essas empresas podem enfrentar um empecilho para o crescimento.

A IMG Fashion, responsável pela New York Fashion Week, resolveu rever sua política de credenciamento a cobertura do evento deste ano.

Segundo o "Wall Street Journal", a organização não estava gostando da constante presença de blogueiros, fãs, e pessoas "sem conexão com a moda".

Segundo Lu Ferreira, 28, fundadora do blog de moda Chata de Galocha, o acesso aos desfiles ainda é mais fácil por meio do convite de marcas e grifes.

"As credenciais de imprensa são diferentes. A de blogueira, por exemplo, dá menos acesso que a de jornalista", explica.

Para ela, faz sentido. "No começo eu ficava incomodada, mas percebi que são trabalhos diferentes", afirma.

As semanas de moda, principalmente brasileiras, movimentam o faturamento dos blogs que vivem de publicidade. "Algumas marcas fazem ações pontuais, divulgam novos produtos, pedem publicação de editoriais etc.", explica Chammas.

Ela, que largou a carreira de arquiteta para se dedicar integralmente ao blog, diz que hoje ganha "15 vezes mais do que antes".

Segundo Chammas, durante os eventos, o faturamento cresce cerca de 40%.

"Eu tenho gastos também. São quatro funcionários, fora os custos com hospedagem e eventos", diz.

Já em termos de acessos, as semanas de moda ainda movimentam pouco os blogs.

"Minhas leitoras não são muito fãs de Fashion Week. Elas gostam de vida real, de ver o que dá para aproveitar da passarela", afirma Ferreira. Chammas concorda. "Elas querem ver o desfile pela nossa visão."

Na São Paulo Fashion Week de 2013, segundo a assessoria de imprensa do evento, foram distribuídas 50 credenciais para blogueiras de moda --de um total de cerca de 1.600 credenciais para imprensa.

A política de credenciamento para o evento deste ano, que acontece no mês que vem, ainda não foi definida, mas a organização afirma que o evento é aberto à presença de blogueiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página