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Blogs de moda topam com dificuldades em eventos
Semana de moda da Nova York restringiu presença de blogueiras; desfiles são importantes para os sites
"Blog é uma empresa", afirma Thereza Chammas, 31, fundadora do Fashionismo, que cobre moda, passarelas e maquiagem há seis anos.
Essas empresas podem enfrentar um empecilho para o crescimento.
A IMG Fashion, responsável pela New York Fashion Week, resolveu rever sua política de credenciamento a cobertura do evento deste ano.
Segundo o "Wall Street Journal", a organização não estava gostando da constante presença de blogueiros, fãs, e pessoas "sem conexão com a moda".
Segundo Lu Ferreira, 28, fundadora do blog de moda Chata de Galocha, o acesso aos desfiles ainda é mais fácil por meio do convite de marcas e grifes.
"As credenciais de imprensa são diferentes. A de blogueira, por exemplo, dá menos acesso que a de jornalista", explica.
Para ela, faz sentido. "No começo eu ficava incomodada, mas percebi que são trabalhos diferentes", afirma.
As semanas de moda, principalmente brasileiras, movimentam o faturamento dos blogs que vivem de publicidade. "Algumas marcas fazem ações pontuais, divulgam novos produtos, pedem publicação de editoriais etc.", explica Chammas.
Ela, que largou a carreira de arquiteta para se dedicar integralmente ao blog, diz que hoje ganha "15 vezes mais do que antes".
Segundo Chammas, durante os eventos, o faturamento cresce cerca de 40%.
"Eu tenho gastos também. São quatro funcionários, fora os custos com hospedagem e eventos", diz.
Já em termos de acessos, as semanas de moda ainda movimentam pouco os blogs.
"Minhas leitoras não são muito fãs de Fashion Week. Elas gostam de vida real, de ver o que dá para aproveitar da passarela", afirma Ferreira. Chammas concorda. "Elas querem ver o desfile pela nossa visão."
Na São Paulo Fashion Week de 2013, segundo a assessoria de imprensa do evento, foram distribuídas 50 credenciais para blogueiras de moda --de um total de cerca de 1.600 credenciais para imprensa.
A política de credenciamento para o evento deste ano, que acontece no mês que vem, ainda não foi definida, mas a organização afirma que o evento é aberto à presença de blogueiros.