Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O primeiro jogo

Amistoso contra o time inglês Exeter City em julho de 1914, no Rio, marcou a entrada em cena da seleção brasileira
LEANDRO COLON DE LONDRES

Uma das maiores glórias da história do Exeter City F.C., senão a maior, é ter sido o primeiro time a enfrentar a seleção brasileira de futebol.

Em 1914, era só um clube da Inglaterra profissionalizado havia seis anos e que topara enfrentar jogadores amadores do Rio e de São Paulo do outro lado do Atlântico.

Cem anos depois, é um time da quarta divisão inglesa que protagonizou o primeiro jogo da seleção de futebol mais vitoriosa das Copas.

Não à toa, a celebração do centenário daquela partida --2 a 0 para os brasileiros-- tem mobilizado torcedores e dirigentes do Exeter, clube da cidade de 120 mil habitantes com o mesmo nome do time.

Documentos do clube mostram dois fatos interessantes: o jogo contra o Brasil só ocorreu por causa da Argentina, e muitos ingleses que estiveram em campo atuaram logo depois na Primeira Guerra.

Ao menos quatro eventos estão previstos pelos ingleses para marcar os cem anos: uma visita ao Brasil em julho, uma exposição, um livro e um musical com artistas da região.

O clube planeja um amistoso com o Fluminense ou uma seleção master nas Laranjeiras, palco do jogo de 1914. "Teremos 120 torcedores indo conosco, uma semana depois da Copa, para uma homenagem ao futebol brasileiro", disse à Folha Bruce Henderson, diretor do Exeter.

"Estudamos outras possibilidades, e uma delas seria uma partida no Pacaembu", conta Eric Menezes, que representa o time no Brasil.

Segundo o Exeter, a Associação de Futebol da Argentina procurou cartolas ingleses para que um time fosse ao país enfrentar clubes locais.

O Exeter, criado dez anos antes, foi escolhido depois de o Tottenham ter relutado.

Eis que surge o Brasil na história: o Rio estava entre as paradas de ida na viagem de navio. Durante a estadia, o time combinou que, na volta da Argentina, faria três jogos na cidade: um contra ingleses que viviam na região, outro com um time local e, por fim, a partida de 21 de julho para enfrentar o "Brasileiros XI", como chamam o combinado de atletas do Rio e SP.

Os documentos mostram que alguns jogadores daquele tour foram convocados logo depois para a Primeira Guerra, detalhes que estarão no livro "Have You Ever Played Brazil?" (algo como "Você já jogou contra o Brasil?"), a ser lançado em abril pelo escritor Aidan Hamilton.

"É importante no contexto daquele tour falar do horror da guerra e da perda de muitas vidas", diz o autor à Folha. "Muitos que atuaram contra o Brasil ou faziam parte do elenco foram recrutados para a guerra. Vários se feriram, um teve a perna amputada. No período da guerra, dez morreram em ação."

Hamilton faz uma ponderação histórica: "Conto que o Brasil jogou com camisas brancas com mangas verde e amarelo, como foi relatado no dia seguinte pelo Jornal do Brasil', em vez de mangas azuis, como a CBF insistiu num amistoso em 2004 para celebrar os 90 anos".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página