Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crise no setor automotivo e falta de qualificação são preocupações

ENVIADA A RESENDE (RJ)

A diversificação é a arma do sul fluminense para tentar amenizar a crise que afeta o setor automotivo --com férias coletivas ou ameaça de demissões. "Outros setores se instalaram na região e isso faz com que o desenvolvimento econômico siga, mesmo com a redução da atividade no setor automobilístico", diz o prefeito de Itatiaia Luiz Carlos Ferreira Bastos.

Já o paranaense Paulo Hayashi, que trocou Curitiba por Resende, se preocupa com a crise. Hayashi foi convidado pela Nissan para abrir um restaurante japonês na cidade. Com investimento próprio de R$ 200 mil, ele tem clientela composta basicamente por japoneses.

Hayashi afirma que já recuperou o valor investido, mas teme pelo futuro. "Percebo que o público está gastando menos e o boom que começou há uns dois ou três anos já acabou. Hoje é possível ver placas de imóveis à venda ou para alugar, algo que não tinha há alguns meses", afirma.

A vendedora Mariane Célia, que mora em Itatiaia há 13 anos, aponta como problema o fato de a maioria dos empregos ficar para quem é de outra cidade ou para estrangeiros --em razão da falta de qualificação profissional dos moradores.

Para reverter esse quadro, prefeituras e montadoras têm investido em cursos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página