Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Marcos de Barros Lisboa e Zeina Abdel Latif

Retórica fácil e desafios difíceis

A campanha tem apelado para uma agenda falaciosa em vez de discutir reformas de que o país precisa

A economia tem dominado a campanha eleitoral. Pouca atenção tem sido dada a temas que mobilizam a sociedade, como a insatisfação com os serviços públicos, manifestada nos protestos do ano passado, e os desafios para o seu aperfeiçoamento. Pouco se discutem as reformas necessárias para retomar a trajetória de crescimento sustentável com redução da desigualdade social.

A campanha eleitoral tampouco empolga os economistas. A contraposição proposta entre inflação e crescimento sustentável, por exemplo, pertence à retórica oportunista da política, não ao debate informado.

Por que então esse retrocesso? Em parte, a campanha reflete a gravidade do quadro econômico. Velhos temas, ausentes nas últimas eleições, como inflação, estagnação e descontrole das contas públicas, que pareciam superados, voltaram a nos assombrar.

Não se deve desprezar a dificuldade em enfrentar os dilemas que a deterioração da economia impõe para os próximos anos. A escolha por negar as restrições do Orçamento e seguidas promessas inexequíveis comprometem ainda mais os próximos anos.

Pior, a campanha apela para a agenda negativa e falaciosa. O tratamento dado à autonomia do Banco Central chega ser desrespeitoso com os eleitores ao contradizer a prática da última década e meia. O espantalho inventado, um poder independente, fragiliza a condução da política monetária, impondo custos desnecessários ao controle da inflação em caso de reeleição.

Outro equívoco é recorrer a um suposto conflito distributivo. A deterioração do ambiente institucional prejudica a sociedade, e a distribuição de renda se beneficiaria da melhor qualidade da política pública. Educação, saúde e logística afetam a qualidade de vida das pessoas, a produtividade e o ambiente de negócios.

Desqualifica-se a divergência de ideias, atribuindo-a a interesses contrariados. O debate, entretanto, não é sobre a prioridade (crescimento com maior justiça social), mas sim sobre a eficácia da política econômica adotada a partir de 2009, que resultou na estagnação, comprometendo a agenda social iniciada há duas décadas.

Como retomar a trajetória de crescimento e evitar retrocessos nas conquistas sociais? Como atender aos desafios para os próximos anos, como o envelhecimento da população?

O debate relevante sobre os objetivos da política pública encontra-se prejudicado pelo retorno de dificuldades que se acreditavam superadas. A proeminência da economia reflete o retrocesso dos últimos anos.

A retórica importa, e os governos eleitos são reféns das promessas de campanha. Propostas que não cabem no Orçamento resultarão em frustração e, possivelmente, agravarão ainda mais as dificuldades econômicas e sociais.

Por outro lado, a clareza com os dilemas e restrições existentes garantiria legitimidade para o enfrentamento dos graves desafios. Os quais, quanto antes enfrentados, mais rapidamente levarão à retomada do crescimento da renda. Infelizmente, a escolha tem sido pela retórica fácil, em vez do debate sobre os desafios difíceis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página