Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rui Costa, do PT, reage e pode chegar ao 2º turno na Bahia

Ibope dá empate entre o petista e o ex-governador Paulo Souto (DEM)

DE SALVADOR

Há cerca de um mês, a eleição na Bahia parecia ter desfecho certo: vitória do ex-governador Paulo Souto (DEM) no primeiro turno, desbancando o petista Rui Costa, candidato do governador Jaques Wagner. Na véspera de os baianos irem às urnas, porém, o clima é de indefinição.

Pesquisa do Ibope divulgada neste sábado (4) dá empate entre Souto e Costa, ambos com 46% dos votos válidos -excluídos brancos e nulos. A senadora Lídice da Mata, do PSB, está com apenas 4%.

Se confirmados esses índices, a disputa vai para o segundo turno. A expectativa dos governistas é que a estrutura de campanha de Costa faça a diferença na reta final.

Os petistas esperam repetir 2006, quando Wagner surpreendeu e venceu Souto no primeiro turno após arrancada no fim. "Acredito na força da militância e no envolvimento de prefeitos aliados", diz o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação.

Os aliados de Souto apostam na desvinculação das eleições nacional e estadual para vencer no primeiro turno. E dizem que falta "apoio espontâneo" a Costa.

Para o cientista político Joviniano Neto, da UFBA, o confronto final será entre a tese do alinhamento com o governo federal, que levaria ao voto em Rui, e o desejo de mudança, que fortaleceria Souto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página