Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para alto executivo, pós-graduação traz melhora salarial, diz estudo

Entre profissionais com aumento após conclusão do curso, 22% mais que dobraram o salário

REINALDO CHAVES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apostar em uma pós-graduação amplia, sim, as chances de aumento de salário ou uma promoção. Pesquisa da consultoria Robert Half com executivos brasileiros de alta e média gerência mostrou que 66% dos profissionais com um MBA ou com pós-graduação tiveram alta salarial após a realização do curso.

Dentre os profissionais que tiveram alta salarial após a conclusão do MBA ou de especializações, pelo menos 22% receberam mais que o dobro do salário que ganhavam antes do curso. Mais de 30% tiveram aumento de remuneração entre 20% e 50%.

O consultor e professor de gestão de projetos da Fundação Vanzolini José Renato Sátiro afirma que a pós-graduação tem hoje no Brasil a reputação que os cursos de graduação tinham há 15 anos.

"A graduação era o diferencial naquela época. Hoje, com a baixa qualidade das graduações e falta de mão de obra especializada, a pós virou atributo de seleção ou promoção."

Mas ele os conhecimentos adquiridos na especialização só serão recompensados caso o funcionário mostre mais eficiência em seu trabalho.

O levantamento ouviu 50 executivos de média e alta gerência do Brasil das áreas de TI, marketing e vendas, engenharia, finanças e contabilidade e mercado financeiro.

FOCO ERRADO

A decisão de realizar uma pós-graduação, muitas vezes, é feita com o objetivo de mudar de emprego.

Para Fábio Saad, gerente sênior de recrutamento e de seleção da Robert Half, esse foco pode estar errado.

"Uma pós tem menor relevância para trocar de emprego. A experiência profissional ou fluência em idiomas têm peso maior."

Nos processos seletivos as empresas normalmente valorizam mais, por ordem de importância, experiência profissional, evolução na carreira, idiomas fluentes, cursos de especialização como MBA e pós, e comportamento.

Ainda segundo Saad, uma pós ajuda em uma mudança de emprego apenas por melhorar o network.

"Uma pós ou MBA só vira critério de eliminação para altos cargos, como diretor ou gerente-geral, normalmente quando grandes empresas precisam se instalar em uma região nova e procuram um profissional sênior", explica.

Outra abordagem errada na opção por uma pós também pode acontecer durante a escolha do curso.

Para Sátiro, já existem no Brasil pós-graduações criadas baseadas em modismos de mercado ou com currículos muito amplos.

"Uma boa pós tem que ter uma seleção rigorosa dos alunos, eles precisam ter o perfil do curso. Também é muito importante que o estudante tenha uma vivência profissional antes de se matricular em uma especialização, assim vai aproveitar melhor as aulas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página