Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Repercussão

"Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa (...). Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano"

DILMA ROUSSEFF
presidente do Brasil

"Como um defensor dos pobres e dos mais vulneráveis entre nós, [o novo papa] carrega adiante a mensagem de amor e compaixão que tem inspirado o mundo há mais de 2.000 anos"

BARACK OBAMA
presidente dos EUA

"Compartilhamos muitos objetivos em comum, da promoção de paz, justiça social e direitos humanos à erradicação da pobreza e da fome"

BAN KI-MOON
secretário-geral da ONU

"Fico feliz especialmente por todos os cristãos da América Latina porque pela primeira vez foi eleito um latino-americano para comandar a Igreja Católica"

ANGELA MERKEL
chanceler (premiê) da Alemanha

"O povo italiano se reúne em torno de Sua Santidade e o recebe com carinho e felicidade (...). Os italianos [são] unidos por uma história especial com o povo argentino"

MARIO MONTI
primeiro-ministro da Itália

"Fiel aos princípios universais de liberdade, igualdade e fraternidade, a França manterá o diálogo de confiança que sempre teve com a Santa Sé"

FRANÇOIS HOLLANDE
presidente da França

"Sabemos que o nosso comandante subiu às alturas e está face a face com Cristo. Alguma "nova mão" chegou e Cristo lhe disse "bem, agora é a hora da América do Sul"

NICOLÁS MADURO
presidente interino da Venezuela

"Com alegria, estou certo de que o papa saberá dialogar com os desafios do mundo moderno, conservando, no entanto, os valores eternos da igreja"

GERALDO ALCKMIN
governador de São Paulo

"Emocionados e cheios de fé em Cristo, nós recebemos [o novo papa] Francisco! Que a bênção do papa chegue ao Paraguai"

FEDERICO FRANCO
presidente do Paraguai

"O importante é o nome, Francisco, que significa um programa de uma igreja simples, pobre, amante da natureza, ligada ao povo. É disso que estamos precisando hoje"

LEONARDO BOFF
teólogo e ex-frade franciscano

"O fato de ele escolher o nome Francisco é um sinal muito positivo. O que importa é que ele seja uma pessoa aberta para as demandas que a igreja exige hoje. A idade não importa"

FREI BETTO
escritor e frade dominicano

"[Mostra] o reconhecimento de que a geopolítica e a geografia do catolicismo mudaram. É uma escolha por 'deseuropeizar' o catolicismo"

JOSÉ OSCAR BEOZZO
padre e historiador

"Vejo a escolha de papa latino-americano como aspecto positivo, porque indiscutivelmente há uma crise. Não o conheço, mas estou convencido de que será um grande papa"

IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
advogado e professor emérito da Universidade Mackenzie

"A única certeza era que me surpreenderia com o resultado. O significado simbólico da escolha é que a Igreja Católica parte para um trabalho de evangelização em todo o mundo"

FRANCISCO BORBA NETO
coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP

"Independentemente das análises que os argentinos fazem, recebi muito bem. A fala dele na abertura foi maravilhosa -discreta, sensível"

FERNANDO ALTEMEYER JUNIOR
teólogo e professor da PUC-SP

"Quando eu for à Itália, espero poder ter uma audiência com ele [declaração transmitida por telefone ao advogado Angelo Pisani]"

DIEGO MARADONA
ex-jogador argentino, campeão na Copa de 1986

"Fico muito feliz pelo simples fato de chamar atenção para a Argentina, que passa por um momento de mudanças positivas. Imagino as piadas que os brasileiros vão ter de aguentar"

CESAR CHARLONE
cineasta uruguaio, diretor de "O Banheiro do Papa" (2007)

"Enquanto cardeal, ele manteve contato com a comunidade judaica argentina. Há a expectativa de que ele continue trabalhando contra o antissemitismo"

CLAUDIO LOTTENBERG
presidente da Confederação Israelita do Brasil

"Pode colocar que é um puta mau gosto. Qualquer membro da Igreja Católica argentina é nefasto, mancomunado com o Estado, com militares e apoiadores da tortura"

HECTOR BABENCO
cineasta argentino radicado no Brasil

"Não sei analisar, não sou católico, mas a escolha de um latino-americano pode indicar propósito importante. Suas críticas ao populismo na América Latina podem ter influenciado"

FERREIRA GULLAR
poeta e colunista da Folha

"Estou emocionado, mas percebo que se opõe ao casamento gay. Esses itens mantêm a igreja "estacionada" nessa garagem enferrujada. Que pena!"

GERALD THOMAS
diretor teatral


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página