Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vettel vence após ignorar ordem da equipe

F-1 Piloto desacata orientação para não ultrapassar companheiro no fim do GP da Malásia e gera crise na escuderia

TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A SEPANG

Grid do GP da Malásia

1º S. Vettel 1h38min56s681
2º M. Webber a 4s298
3º L. Hamilton a 12s181

-

Faltavam 11 voltas para o fim do GP da Malásia quando Sebastian Vettel deu o bote. Colocou o Red Bull de número um ao lado do de número dois e, depois de uma disputa que durou algumas curvas, ultrapassou Mark Webber para assumir a liderança.

Naquele exato momento, Vettel não apenas garantia a vitória e a liderança do Mundial da F-1, como também desobedecia uma ordem de sua equipe e dava início a uma crise na tricampeã.

"Esta é uma vitória da qual não me orgulho", disse o alemão, visivelmente constrangido na entrevista logo após a cerimônia no pódio, onde foi confrontado por Webber.

"Sei que, neste momento, sou a ovelha negra da equipe, mas queria me desculpar com Mark. É difícil explicar, mas não queria desobedecer. Cometi um erro, não estou orgulhoso do que fiz e, se pudesse voltar atrás, faria diferente. Mas agora é tarde e espero poder mudar isso no futuro", disse Vettel depois daquele que certamente foi o menos celebrado de seus 27 triunfos.

Ao seu lado, Webber também fez questão de não disfarçar seu descontentamento com a insubordinação do companheiro de escuderia.

"Não quero falar muito agora porque meus sentimentos ainda estão muito à flor da pele, mas muita coisa está passando pela minha cabeça", disse o australiano ao ser questionado se o caso poderia ter influência em sua permanência na F-1.

Largando do quinto posto ontem, Webber fez uma ótima largada e assumiu a liderança da prova na sexta volta depois que Vettel, o pole, parou para sua primeira troca de pneus.

Com uma estratégia de compostos diferente da do companheiro, o australiano começou a perder sua folga para o tricampeão após seu quarto e último pit stop.

"Depois da minha parada, a equipe disse que a corrida tinha terminado e que era para eu diminuir o giro do motor. Fiz isso e, de repente, o Seb estava em cima de mim", afirmou Webber. "Ele tomou as próprias decisões hoje [ontem] e vai ser protegido. Mas é como as coisas são. Não estou feliz com este resultado."

Chefe da Red Bull, Christian Horner lamentou a insubordinação de Vettel. "Demos ordens claras e Sebastian decidiu ignorá-las. Ele pôs seus interesses acima dos da equipe e errou. E sabe disso."

Mas não foi apenas na Red Bull que ordens de equipe geraram polêmica ontem em Sepang. Terceiro na corrida, Lewis Hamilton só manteve a colocação porque seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, fez o que Vettel não fez: cumpriu as ordens dadas e não ultrapassou o parceiro.

"Honestamente, era para o Nico estar neste lugar e vou me desculpar com ele", disse Hamilton. "Acho que a equipe achou que, pela posição no campeonato, era melhor eu ficar na frente, mas Nico fez uma prova melhor."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página