Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quatro campeões mundiais decidem vaga direta na Copa

2014
Espanha, França, Inglaterra e Uruguai vão a campo hoje para tentar não depender de repescagem

DE SÃO PAULO

Quatro seleções campeãs mundiais --as europeias Espanha, França, Inglaterra e o sul-americano Uruguai --têm hoje a última chance de se garantir na Copa de 2014 sem depender da repescagem.

Das 32 vagas disponíveis, 14 já estão preenchidas. Hoje, mais sete equipes vão confirmar classificação no torneio. Na Europa, a Espanha, campeã em 2010, e a França, vencedora em 1998, lutam por uma vaga no Grupo I.

Líderes da chave, com 17 pontos, os espanhóis jogam por um empate contra a Geórgia em casa. Próximos da repescagem, com 14, os franceses recebem a Finlândia.

Em 2010, a França também dependeu da repescagem para chegar à competição. Só passou pela Irlanda com um gol irregular de Gallas, em que o atacante Henry ajeitou a bola com a mão na jogada.

Ainda na Europa, a Inglaterra, campeã mundial em 1966, recebe a Polônia e precisa do triunfo para garantir a vaga sem depender de outro resultado. A última vez que os ingleses não participaram de uma Copa foi em 1994, nos Estados Unidos.

Já Portugal, de Cristiano Ronaldo, está em situação crítica. Para garantir sua vaga diretamente, deve bater Luxemburgo com uma boa diferença de gols, em casa, e torcer para que a Rússia seja derrotada pelo Azerbaijão.

Os russos não participam de um Mundial desde 2002, quando foram eliminados ainda na primeira fase.

Os portugueses, presentes nas últimas três Copas, não poderão contar hoje com Cristiano Ronaldo e com o zagueiro Pepe, ambos suspensos.

Na América do Sul, restam duas vagas diretas e uma na repescagem contra a Jordânia, representante da Ásia.

E a rodada de hoje pode reservar um duelo de compadres. Chile e Equador se enfrentam em Santiago e, se o jogo terminar empatado, as duas seleções vão para a Copa do Mundo e deixam na repescagem o Uruguai, bicampeão mundial --1930 e 1950.

Os uruguaios parecem gostar de emoção, pois estiveram na repescagem nas últimas três edições. Em 2006, caíram diante da Austrália.

Na América do Norte, Central e Caribe, ainda estão em disputa uma vaga direita e outra na repescagem, contra a Nova Zelândia (Oceania). Honduras, com 14 pontos, depende de um empate com a Jamaica, fora de casa, enquanto o México, com 11, está mais perto da repescagem.

Os mexicanos participaram das últimas cinco Copas, mas estão ameaçados por causa de sua instável campanha nesta última fase das eliminatórias da Concacaf.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página