Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Venda da Inter de Milão é novo capítulo do avanço dos bilionários pela elite europeia

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

A Inter de Milão se tornou ontem o 19º clube das cinco principais ligas nacionais da Europa e o segundo da elite italiana a ter um estrangeiro como seu maior proprietário.

Por € 350 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), um grupo de empresários indonésios liderado por Erick Thohir, magnata do setor financeiro, assumiu o controle majoritário do time 18 vezes campeão nacional e dono de três Champions e três Mundiais.

O fundo comprou 70% das ações da Inter. O presidente Massimo Moratti continua como acionista e pode ser mantido no cargo que ocupa desde 1995. Em um primeiro momento, Thorir não pretende fazer grandes contratações. Ele é um dos donos do DC United, dos EUA, e possui ações do Philadelphia 76ers, equipe da NBA.

A venda da Inter para um grupo estrangeiro reforça a tendência surgida no início dos anos 2000 e que ganhou força depois da eclosão da crise econômica na Europa, já no fim da década passada.

DINHEIRO NO EXTERIOR

Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Manchester City, Monaco e PSG estão entre os 19 clubes das primeiras divisões de Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha que buscaram dinheiro no exterior.

A Roma, líder da Serie A, era a única equipe italiana com um dono estrangeiro --pertence a um fundo americano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página