Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sob a pressão do Bom Senso, federação muda Paulista-2014

FUTEBOL
Segundo Del Nero, presidente da FPF, início será adiado e haverá mudança no formato

DE SÃO PAULO

O movimento Bom Senso F.C., liderado por jogadores que reivindicam melhorias no futebol, obteve o que pode ser considerada a sua maior vitória até este momento.

Estadual com mais times na primeira divisão nacional, o Paulista-2014 terá seu início adiado em uma semana, vai de 12 para 19 de janeiro.

Além disso, haverá redução do número de datas dos jogos de cada clube: de 23 neste ano para 19 em 2014.

Antes, também sob pressão do Bom Senso F.C., as federações carioca e gaúcha anunciaram o adiamento da abertura de seus torneios.

A mudança atende a um dos pedidos do Bom Senso F.C., cujo manifesto já conquistou o apoio de cerca de 800 jogadores. Alex (Coritiba) e Paulo André (Corinthians) estão entre os líderes.

Eles pedem, entre outros pontos, que as férias de 30 dias ininterruptos sejam respeitadas. Pelo calendário de 2014, as férias seriam encurtadas para que os estaduais fossem antecipados e não sofressem com a pausa para a disputa da Copa do Mundo.

Marco Polo Del Nero, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), já havia admitido à Folha fazer a mudança. Ontem, ele confirmou ao site da ESPN e indicou que vai alterar o formato.

"A proposta é [formar] quatro grupos de cinco clubes. O resto a gente ainda está discutindo", disse Del Nero.Também afirmou que haverá reunião com os clubes amanhã sobre as mudanças.

Os 20 times da primeira divisão serão divididos em quatro grupos, com Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos como cabeças de chave.

As equipes jogarão só com os times dos outros grupos. Os dois primeiros de cada chave classificam-se para o mata-mata (como é hoje).

Para ser oficializada, a mudança terá de ser aprovada pelo conselho técnico do Paulista 60 dias antes do início.

Observe-se que para Del Nero, pré-candidato à presidência da CBF, na eleição de abril, não seria politicamente interessante se indispor com um movimento que cresce entre jogadores e clubes.

O Bom Senso F.C. soube com antecedência que a FPF faria a mudança, mas o movimento não foi consultado sobre as alterações.

O grupo diz que não pede especificamente alteração dos estaduais; o objetivo é ter um calendário mais racional. Avalia a mudança como saída de urgência, mas aguarda a solução para outros pontos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página