Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sorteio de ingressos mais baratos terá fiscalização

2014
Auditoria valerá para tíquetes destinados a estudantes e a idosos

DE BRASÍLIA

A Caixa Econômica Federal vai fiscalizar os sorteios realizados pela Fifa de parte dos ingressos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

O sorteio deverá acontecer nos casos em que houver uma demanda maior que a oferta de ingressos. Até 10 de outubro, mais de 700 mil pessoas haviam pleiteado entradas para a abertura e final da Copa --mais de dez vezes a capacidade dos estádios.

A auditoria da Caixa, contudo, só valerá para os ingressos da categoria 4, destinada a brasileiros estudantes, idosos ou beneficiados pelo Bolsa Família. Serão pelo menos 300 mil ingressos nessa categoria, em todos os jogos.

Ontem, a Caixa e o Ministério do Esporte firmaram acordo, publicado no Diário Oficial da União.

Em conjunto com a Fifa, justificaram que a auditoria acontecerá em razão da Lei Geral da Copa, que prevê que o sorteio dos ingressos da categoria 4 seja acompanhado por órgão federal competente.

Em relação aos ingressos das categorias 1, 2 e 3, segundo a própria Lei Geral, a Fifa pode utilizar qualquer critérios para distribui-los.

Na semana passada, o Procon do Rio havia cobrado da Fifa mais transparência no sorteio dos ingressos.

Para Roberta Coimbra, analista de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-RJ, as informações no site da Fifa não estão claras para o consumidor.

A entidade, entretanto, reconheceu que a Lei Geral da Copa dava poderes à Fifa.

"O Procon pede transparência no sorteio dos ingressos, apesar de a Lei da Copa (12.663), que ampliou o poder da Fifa, dizer que o critério para o preço, a forma de venda, o sorteio, cancelamento, reembolso e devolução, serão definidos pela entidade", disse Coimbra.

Em nota emitida ontem, o departamento de imprensa da Fifa afirmou que, além da auditoria da Caixa, representantes do governo também estarão presentes no sorteio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página