Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Copa pode ter grupo com três campeões

2014
Fifa define como vai funcionar sorteio de sexta, na Bahia; pote com nove seleções europeias é novidade

BERNARDO ITRI MARCEL RIZZO SÉRGIO RANGEL ENVIADOS À COSTA DO SAUIPE

Dirigentes da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local), reunidos por três horas na manhã de ontem, na Costa do Sauipe, na Bahia, criaram uma estratégia para tentar dificultar que "supergrupos da morte" sejam formados no sorteio da Copa, na sexta.

Mesmo assim ainda dependerão da sorte para que não aconteça de três campeões mundiais se enfrentarem logo na primeira fase da Copa.

Tudo depende da seleção europeia que será incluída no pote de sul-americanas e africanas. Esta que sobrará do pote europeu será definida por sorteio e poderá ser uma campeã mundial, como Inglaterra, Itália ou França, ou equipe de menos tradição, como Grécia ou Bósnia.

Até ontem, a mais forte candidato era a França, campeã mundial de 1998, por ser a pior colocada do continente do ranking Fifa de outubro.

A entidade evitou isso ao bolar um sorteio inicial para o pote europeu. Agora, qualquer uma das nove seleções do pote 4 pode ir para o 2.

Ainda há a chance da criação de grupos fortíssimos, como, por exemplo, Brasil, Inglaterra, Itália e EUA. Mas existe a possibilidade de que times europeus de menor expressão façam esse papel.

"Como todo o evento é um sorteio, também é melhor um sorteio para escolher esse europeu", disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

O anúncio do funcionamento do sorteio gerou dúvidas. Talvez percebendo expressões de interrogação na plateia, até mesmo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, admitiu que era confuso. "Sei que não é fácil entender de primeira", disse Valcke.

Além de um pote com nove times e outro com sete, haverá também um quinto pote, chamado pela Fifa de X.

Este contará com os quatro cabeças de chave sul-americanos (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai) e existirá apenas para que a seleção europeia migrada do pote 4 para o pote 2 caia obrigatoriamente num grupo com sul-americano.

Isso foi feito para evitar que times da mesma confederação --com exceção da Europa, que pode ter dois times por chave-- apareçam no mesmo grupo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página