Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para frear Vettel, F-1 dobra pontuação da última prova

Automobilismo GP de Abu Dhabi dará 50 pontos ao vencedor em 2014

DE SÃO PAULO

Quatro anos de domínio de Sebastian Vettel e de sua Red Bull foram o suficiente. Ontem, a FIA anunciou um pacote de novidades para a F-1 cuja principal medida visa evitar que o Mundial seja definido com várias etapas de antecipação, como ocorreu neste ano e em 2011, em ambos por "culpa" do alemão.

A partir da temporada que vem, pela primeira vez na história da principal categoria do automobilismo, a última corrida do campeonato valerá o dobro de pontos, tanto para o Mundial de Pilotos como para o de Construtores.

Com isso, o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada de 2014 em 23 de novembro, irá distribuir 50 pontos a seu vencedor, 36 ao segundo colocado, 30 ao terceiro e assim por diante, até dar dois ao décimo colocado na corrida.

A decisão foi tomada ontem, em Paris, durante reunião do Grupo Estratégico da F-1 e não precisará ser submetida a nenhuma outra instância para entrar em vigor.

No comunicado distribuído ontem, a Federação Internacional de Automobilismo diz que a novidade visa "maximizar o foco do campeonato até o fim da campanha".

A medida remete aos tempos de domínio de Michael Schumacher, no início dos anos 2000, quando a entidade tomou uma série de providências para tentar manter o campeonato disputado apesar da hegemonia do alemão.

Não por coincidência, após Schumacher vencer o Mundial de 2002 com seis GPs de antecipação --recorde na F-1--, a FIA mudou o sistema de pontuação a partir do ano seguinte e diminuiu a diferença entre o ganhador e os demais pilotos que pontuavam.

Mas esta não será a única novidade para o Mundial que começa em 16 de março, na Austrália. A partir de 2014 os pilotos terão numeração fixa.

Eles poderão escolher números entre 2 e 99 e os usarão por toda sua carreira na F-1. Apenas o número 1 será reservado para o campeão, que poderá optar por usá-lo ou não no ano seguinte ao título. Caso mais de um piloto escolha o mesmo número, a prioridade será de quem teve melhor classificação no ano anterior.

A FIA também anunciou ontem que um teto de gastos será estabelecido e entrará em vigor a partir de 2015, mas o valor ainda não foi definido. A entidade confirmou ainda a realização de três dias de testes de pneus no Bahrein, de terça a quinta-feira da próxima semana visando 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página