Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Autoajuda

Em revanche contra Chris Weidman amanhã, Anderson Silva volta a se apoiar em cartilha de regras que criou e que o levou ao topo do MMA

EDUARDO OHATA ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

Anderson Silva seguiu desde o início da carreira uma cartilha com "regras para o sucesso", relatada por ele e que o levou à posição de melhor lutador de MMA (artes marciais mistas) da história.

Para tentar recuperar o cinturão dos médios do UFC, na revanche com o americano Chris Weidman, na madrugada de amanhã, em Las Vegas, nos EUA, ele voltou a seguir os passos de sua cartilha que, no estilo de autoajuda, diz ele, pode ser usada por qualquer pessoa no dia a dia.

Um "mandamento" da cartilha ensina como lidar com a derrota: "Já sofri muitas derrotas. Mas nunca fiquei me lamentando. Em caso de perder uma luta, a primeira coisa que se faz não é chorar, mas parar e analisar friamente tudo o que foi feito desde o começo dos treinamentos".

De fato, o discurso de Anderson, ao ser questionado sobre a primeira luta, é definir que ela "já é passado". Ao se flagrar dizendo "se eu ganhar", Anderson logo se corrige: "quando eu ganhar".

E o brasileiro detectou erros na preparação para a primeira luta, o que leva a uma outra orientação: "Em um grupo, cada um tem sua meta. Já uma equipe trabalha com um único objetivo em mente".

Anderson, 38, repetiu essa frase após a primeira luta, ao indicar que houve problemas dentro de sua equipe.

Uma medida que tomou foi pedir a seus técnicos que se dedicassem exclusivamente à sua preparação, em vez de dividir seu tempo com outros atletas. Foi atendido.

Por outro lado, a generosidade faz parte das regras de Anderson. "Ninguém é campeão sozinho. Seus sparrings [parceiros de treino] e treinadores são tão importantes quanto o campeão para manter [ou recuperar um título]".

Em entrevista, anteontem, Anderson foi só elogios: "A equipe está de parabéns, os técnicos fizeram seu trabalho".

PEQUENAS METAS

Uma terceira orientação da cartilha dita que uma grande meta deve ser fracionada em pequenas, para manter o foco, aumentar o entusiasmo a cada etapa vencida e diminuir o risco de surpresas.

"Para você vencer na vida, tem que estabelecer pequenas metas. Quando você estabelece um objetivo muito grande pode se perder por coisas que acontecem no meio do caminho. Dê um passo de cada vez", aconselha.

Na derrota por nocaute no segundo assalto para Weidman, em julho, ele diz que "não estava com a cabeça na luta". Nas últimas semanas, procurou evitar falar sobre o futuro, optando por direcionar seu foco na revanche.

O combate será transmitido ao vivo para o Brasil por pay-per-view e pela Globo, com um atraso de meia hora.

As preliminares têm início às 22h, enquanto o card principal, que tem cinco lutas, começa à 1h. A previsão da Globosat é que a programação termine até as 5h de domingo.

NA TV
Silva x Weidman
3h Globo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página