Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bayern atinge top 5, e Corinthians passa Palmeiras pela 1ª vez

RANKING FOLHA No levantamento do futebol mundial, feito desde 2002, Atlético-MG tem ascensão expressiva

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

O ano quase perfeito do Bayern de Munique, que levou cinco dos seis torneios que disputou em 2013, colocou-o pela primeira vez entre os cinco melhores no Ranking Folha do Futebol Mundial.

Considerando a pontuação indicada abaixo, o clube alemão, agora em quarto lugar, conquistou 160 pontos.

O Bayern, melhor equipe de 2013, venceu a Liga dos Campeões no primeiro semestre, com o técnico Jupp Heynckes. Após as férias, já treinado por Pep Guardiola, ganhou a Supercopa europeia e o Mundial de Clubes.

O clube ainda foi campeão alemão e da Copa da Alemanha, títulos que não valem pontos neste ranking. Só foi derrotado em uma das competições que disputou: a Supercopa da Alemanha.

Com esse desempenho, deixou para trás Barcelona, Peñarol e Independiente.

Os líderes não pontuaram em 2013, mas continuam os mesmos: Milan, seguido por Real Madrid e Boca Juniors.

Campeão da Liga Europa, o Chelsea, que já havia vencido a Liga dos Campeões em 2012, pontuou pelo segundo ano consecutivo.

Gigante que parecia adormecido, o paraguaio Olimpia voltou a pontuar depois de 11 anos graças ao vice-campeonato da Libertadores, que o devolveu ao grupo dos 15 melhores da lista classificatória.

RIVALIDADE EM SP

Outra novidade do Ranking Folha está ligada à mais ferrenha rivalidade entre clubes paulistas: o Corinthians aparece pela primeira vez à frente do Palmeiras. No levantamento do ano passado, apareciam empatados.

O alvinegro somou dez pontos ao vencer a Recopa Sul-Americana contra o São Paulo, chegou a 240 pontos e permaneceu em 24º lugar. Já o Palmeiras manteve 230 pontos e caiu para 25ª posição.

O título da Série B não conta pontos nesse ranking.

Entre os brasileiros, o destaque de 2013 foi o Atlético-MG. Ganhou pela primeira vez a Libertadores, mas deixou de pontuar no Mundial de Clubes da Fifa ao perder para o Raja Casablanca na semifinal e ficar apenas com o terceiro lugar. Com isso, foi de 50 para 120 pontos. De 83º colocado, saltou para 47º.

Criada em 2002, a lista da Folha leva em consideração times que conquistaram o título ou foram vice em competições internacionais que tiveram sequência e relevância, como a Copa Rio, a Copa Ouro e a Copa Suruga, além de torneios amistosos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página