Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paulo Vinícius Coelho

É isso ou nada!

O Paulistão atual é ruim e o regulamento permite ser campeão sem vencer nem um jogo sequer

O Paulistão não terá concorrência da Libertadores pela primeira vez em 16 anos. Desde 1998, não havia só clubes gaúchos, mineiros e cariocas no torneio continental --Cruzeiro, Grêmio e Vasco foram os representantes do Brasil naquele ano.

Neste ano os paulistas estão fora! Deveria servir de impulso para o Paulistão ser um torneio cobiçado. Não é.

São Paulo e Corinthians têm discurso idêntico. Julgam precoce investir no primeiro semestre, porque o interesse geral estará na Copa.

Ninguém despreza o título. Mas ninguém o valoriza.

Razões para isso explicam-se há 22 anos. Desde que o São Paulo ganhou a Libertadores de 1992 e a Copa do Brasil passou a ser vista como o atalho para o torneio continental, os Estaduais tornaram-se títulos de consolação, torneios de segundo escalão.

Se a federação trabalhasse bem, este ano poderia ser diferente.

Nos últimos anos, meu desafio no final de janeiro era escrever sobre o mapa do semestre. O último texto de janeiro projetava a maratona dos clubes, a mistura de jogos de Estaduais, Libertadores e Copa do Brasil. Um torneio influía no outro, o Estadual podia atrapalhar as campanhas de Libertadores e Copa do Brasil.

Mas os jejuns longos, como os que Palmeiras e Vasco enfrentaram, davam motivação para alguns clubes se alegrarem com o título estadual.

O Palmeiras saboreou o Paulistão em 2008. O Botafogo comemorou em 2010 e 2013.

Este ano é diferente. Com a decisão da Copa do Brasil no fim do ano, só quem disputa a Libertadores pode desprezar o Estadual --e os paulistas não têm alternativa.

O título mineiro não serve para nada, se o Cruzeiro ficar atrás do Atlético na América --e vice-versa. O Gaúcho só funciona para o Inter, pois o Grêmio está na Libertadores.

O Estadual do Rio perdeu a graça, porque a fórmula mudou e porque Flamengo e Botafogo querem saber mesmo da taça continental. O Botafogo também decretou que o esforço para ganhar dois estaduais nos últimos quatro anos atrapalhou as campanhas nacionais. Até para o Botafogo, o Carioca virou mico!

Mas o Paulistão é a única chance de troféu para os quatro grandes de São Paulo no primeiro semestre.

Há anos fala-se nos motivos para não valorizar os Estaduais. Houve motivos recentes para assisti-los. Paulinho apareceu no Bragantino antes de chegar ao Corinthians, Hernane surgiu no Mogi Mirim antes de ser artilheiro do Brasil pelo Flamengo, o Fluminense contratou o lateral Carlinhos depois de ser vice-campeão paulista pelo Santo André, Elias apareceu numa campanha pela Ponte Preta...

O Paulistão atual é ruim e o regulamento permite ser campeão sem vencer nenhum jogo.

Mas para São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras, é isso ou nada!


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página