Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Prancheta do PVC

PAULO VINÍCIUS COELHO

Pagar o Pato

O Corinthians tem razão para ter se cansado de Alexandre Pato. Mano Menezes também

O Corinthians admitiu que deve R$ 2 milhões para o atacante Pato por direitos de imagem do ano de 2013. É oficial. O Corinthians deve porque julga que Pato não fez jus aos direitos de imagem. Sua contratação tinha a tentativa de repetir um pouco do caso Ronaldo. Mas Pato não jogou bem em 2013 e o Corinthians não vendeu nenhuma propriedade de imagem por sua causa. Então, Pato não recebe.

Ninguém fala isso oficialmente, mas Pato está pagando por seu fracasso no primeiro ano de Parque São Jorge. Ele sabe disso e até agora não reclama.

O início do segundo ano foi no banco de reservas, contra a Portuguesa. O Corinthians tem razão para ter se cansado de Alexandre Pato. Mano Menezes também. Lembre da pressão sofrida pelo treinador depois de convocá-lo para a Copa América, em 2011. Mano respondeu a tudo, escalou-o como titular e... Nada!

Pato não jogou bem em 2011, nem em 2012, nem em 2013... Segue como se fosse um craque consagrado perto do fim de carreira. Mas tem só 24 anos!

Não dá para ser assim.

É óbvio que dá para jogar com Pato e Guerrero juntos. A única razão para não jogar com os dois avantes é o mau desempenho de Pato, tanto nos jogos de 2013, quanto nos primeiros treinos de 2014. Por isso, Mano escalou o Corinthians com Guerrero e três armadores na estreia do Paulistão, ontem, no Canindé.

E jogou bem, dentro das limitações do primeiro jogo da temporada.

Romarinho pela direita, Danilo aberto pela esquerda, Rodriguinho ajudando a subir a marcação e ditar o ritmo do meio-de-campo, escalado na faixa central do campo.

Parece o time de Tite no desenho. Há diferenças na maneira de se posicionar, de agredir o adversário, de mesclar com períodos de posse de bola.

Mano confia ter saído da seleção um técnico melhor do que entrou. Observou mais o futebol internacional e conversou com mais gente que vive nos principais torneios da Europa. Não vai mudar sua maneira de ser como líder do grupo. Nisso, ele sempre foi bom.

O Corinthians terá linhas muito próximas, muita posse de bola e velocidade para aproveitar os momentos que existirem para contra-ataques. Fará isso, em princípio, com um atacante infiltrado.

Se Pato reagir e jogar bem? Nesse caso, o novo-velho técnico se verá obrigado a escalá-lo.

Nesse caso, muitas outras coisas vão mudar. Por exemplo, mais gente quererá explorar a imagem do candidato a craque que surgiu no Inter em 2006. E o Corinthians se verá obrigado a pagar pelo que Pato representará. Não pelo que se imagina que ele possa ser e receber.

Por ora, com um atacante só, o Corinthians já mudou. Fez dois gols, o que não acontecia há 13 partidas, desde 2 de outubro. Balançar as redes adversárias já é um começo.

PROBLEMA

David Luiz foi escalado por José Mourinho como primeiro volante, no dia da chegada do volante sérvio Matic. Não está claro onde o técnico do Chelsea prefere David Luiz. Para Felipão, é melhor ter o zagueiro da seleção jogando como zagueiro no time inglês antes da Copa do Mundo.

DIEGO VEM?

Há sondagens da China para levar Montillo. Isso reforça em alguns diretores do Santos o desejo para ter Diego em seu lugar. Diego viria de graça, recebendo apenas os salários. O problema é ter certeza de que se vender um o outro vem. Por enquanto, Oswaldo de Oliveira reclama da falta de elenco.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página