Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para-atleta cobra governo por novo atraso

BOLSA ATLETA Nadadora reclama falta de pagamento do benefício; Ministério diz que paga hoje

DE SÃO PAULO

"Sr. Ministro e Sra. Presidente da República, paguem nossa Bolsa Atleta. Precisamos treinar!" Com estas frases em um cartaz direcionado a Aldo Rebelo e Dilma Rousseff, a nadadora paraolímpica Adriana Azevedo, 35, cobrou o governo federal devido a um novo atraso no pagamento do Bolsa Atleta.

O protesto --a foto ao lado acompanhada de um texto crítico ao governo-- foi publicado na conta da para-atleta no Facebook, anteontem.

O estopim, segundo ela, foi a resposta do Ministério do Esporte dizendo que apenas a primeira parcela devida, provavelmente, seria paga ainda em janeiro.

Ao todo, o governo prometeu quitar até o fim do ano passado todas as parcelas referentes ao benefício de 2013 (resultados feitos em 2012).

O ministério chama essas parcelas de adiantamento, pois quitou as bolsas referentes aos resultados de 2011 em meados do ano passado.

A Folha mostrou, em dezembro, que o governo federal devia três meses do Bolsa Atleta, sob a alegação de um problema no contrato com a Caixa, banco que realiza os pagamentos do programa.

Cinco dias após a publicação da reportagem, foram pagos dois dos três meses devidos a 5.554 esportistas de alto rendimento do país.

Adriana Azevedo, por exemplo, tem direito a receber R$ 925 por mês, valor do Bolsa Atleta nacional.

A nadadora já recebeu três das 12 parcelas prometidas. Hoje deve receber a quarta.

Outros atletas também reclamam a falta de pagamento do benefício em janeiro.

Ainda em dezembro, Aldo Rebelo disse que a bolsa seria quitada até o fim do ano.

À Folha, o Ministério do Esporte disse que uma parcela será paga hoje e as outras oito, "nos próximos dias".

"Os recursos para o pagamento das oito parcelas restantes foram liberados pelo Tesouro Nacional nesta quinta-feira (ontem). Portanto, o benefício será quitado nos próximos dias", diz a nota do governo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página