Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fifa prepara alternativas para exclusão de Curitiba

COPA
Planos preveem distribuição dos jogos para outras sedes do torneio

DO PAINEL FC DE SÃO PAULO DE CURITIBA

A Fifa prepara alternativas para realocar os jogos da Copa programados para acontecer na Arena da Baixada, estádio que corre risco de ser excluído do Mundial.

A Folha apurou que a entidade já esboça planos para distribuir entre as outras 11 sedes da Copa os quatro jogos que seriam em Curitiba.

Nesses projetos, a Fifa tenta evitar ao máximo desmontar os planos logísticos elaborados pelas seleções, que já têm definido os locais onde se abrigarão e praticamente acertaram como serão seus deslocamentos no país.

A ideia, portanto, é que as quatro partidas sejam transferidas para sedes próximas --preferencialmente para estádios do sudeste e do sul.

Os planos alternativos, no entanto, são tratados com sigilo pela federação.

A criação dessas alternativas acontecem porque, dentro da Fifa, a situação da obra da Arena da Baixada é considerada muito grave.

A avaliação é que, se ficar pronto para a Copa, o estádio paranaense estará muito pior do que a Arena Pernambuco, em 2013 --o estádio do Recife apresentou diversas falhas na Copa das Confederações.

Charles Botta, consultor da Fifa que esteve na Arena da Baixada há duas semanas, fez três cobranças: avanço considerável no cronograma de obras, aumento de 40% no contingente de funcionários e garantia financeira de que o estádio terá recursos para ser finalizado.

A questão monetária, aliás, foi tratada ontem. O governo do Paraná solicitou ao BNDES empréstimo de R$ 65 milhões para a obra da Arena da Baixada. O pedido aconteceu porque o Atlético-PR, dono do estádio, informou que só tem caixa para tocar a obra até o fim de fevereiro.

Procurada, a Fifa afirmou que não entra em especulações e aguarda o relatório final sobre a Arena da Baixada. (BERNARDO ITRI, MARCEL RIZZO E ESTELITA HASS CARAZZAI)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página